Para ser sincero, vi um amigo recomendando a "Meimei Shop" no fórum hoje. Cliquei nele e descobri que esse jogo já tem cinco anos. Quando mudei de um feature phone para um smartphone, há cinco anos, nunca imaginei que o ecossistema de jogos móveis se tornaria o que é hoje. Não quero me gabar, mas como um jogador antigo que joga desde a era Saipan, ainda fico um pouco emocionado quando vejo que este jogo ainda está em funcionamento.
Pense naqueles dias em que jogávamos jogos Java com dezenas de KB. Usamos as setas do teclado para jogar "Urban Racing" ou "Prince of Persia". A tela ainda era pequena e a qualidade da imagem extremamente ruim, mas ainda podíamos aproveitar o jogo. Naquela época, os jogos para celular eram mais como um passatempo que podia ser “apanhado e jogado”. Não havia conexão com a Internet, compras no aplicativo e atividades limitadas. Era tão puro que fez as pessoas sentirem falta.
E o mercado atual? Existem muitas obras-primas voando por todo o mundo, mas para ser honesto, muitas delas são produtos pesados de ouro criptônio com MMO, cartas, SLG e outras skins. Eles fazem check-in semanalmente e classificam todos os dias, e jogar é mais cansativo do que trabalhar. Pelo contrário, o facto de um jogo leve de correspondência de negócios como o "Meimei Shop" poder persistir durante cinco anos mostra que encontrou o seu próprio ritmo. Não tem aqueles designs chamativos, mas conta com o estilo de pintura fofo, o sistema de decoração gratuito e a sensação curativa de “administrar lentamente uma pequena loja”. Esse tipo de jogabilidade de “vida lenta” está, na verdade, em linha com uma nova tendência dos jogos para celular atuais – da busca pela emoção à busca pelo companheirismo emocional.
Tenho observado nos últimos cinco anos que surgiram muitos jogos voltados para mulheres ou de simulação de vida, como vários jogos de vestir, vestir-se, cultivar, etc. Isso mostra que os jogadores não buscam mais apenas o crescimento numérico e o prazer do PVP, mas querem um mundo pequeno onde possam relaxar. As cenas de “The Beautiful Shop”, incluindo castelos provençais e ingleses, combinadas com tons pastéis, realmente têm o poder mágico de escapar temporariamente da pressão da realidade. Esse tipo de design “emocional” pode se tornar uma direção mais importante para jogos para celular no futuro, em vez de apenas fazer fotos ou forçar o criptônio.
Claro, como um jogador antigo, também espero que este tipo de jogo possa pensar mais na profundidade da jogabilidade. Por exemplo, embora a “Meimei Shop” seja gratuita, se não houver atualizações de conteúdo suficientes, os jogadores ficarão entediados facilmente. No entanto, aproveitou o evento de seu quinto aniversário para provar que ainda está vivo, o que mostra que a desenvolvedora Chengdu Cocolan Technology trabalhou duro para manter o conteúdo. Esse tipo de persistência de uma equipe pequena é bastante rara no ambiente de jogos para dispositivos móveis de hoje, onde os jogos podem “fugir” a cada passo.
Finalmente, não posso deixar de sentir nostalgia. Do Symbian ao Android, do stand-alone ao online, os jogos para celular mudaram muito. Mas algumas coisas essenciais não mudaram, como fazer as pessoas felizes e relaxantes. Se a "Loja Meimei" puder me acompanhar pelos próximos cinco anos, então um jogador antigo como eu estará disposto a ficar online ocasionalmente para ver os clientes da minha loja, escolher algumas roupas que combinem e recuperar um pouco da felicidade simples que tive ao jogar com um teclado. 😌
(Além disso, se você tem o mesmo hobby, desça para conversar sobre as mudanças nos jogos para celular em sua mente ou compartilhe o jogo que você joga há mais tempo e converse por dez dólares ~)