Para ser sincero, baixei acidentalmente “Dream Farm” no metrô nos últimos dois dias e fiquei um pouco emocionado ao jogá-lo. Para ser honesto, este jogo em si não é uma obra-prima, mas me lembra aqueles jogos puramente divertidos da era Symbian de dez anos atrás - simples, suaves e sem tantos sinos e assobios. Naquela época a memória dos celulares era muito pequena, mas os jogos eram jogados com gosto. Agora que o espaço de armazenamento é grande, muitos jogos são enfadonhos.
Voltando ao assunto, vamos falar sobre as tendências de desenvolvimento de jogos para celular. Nos últimos anos, a indústria tem clamado por “alta qualidade” e “grande escala”. Grandes empresas estão trabalhando duro para empilhar gráficos e criar mundos abertos. Não nego que esses jogos para celular de nível 3A sejam realmente poderosos, mas os jogadores também precisam respirar fundo. Jogos casuais como "Dream Farm", que cultivam vegetais enquanto estão ociosos e crescem lentamente, encontraram seu próprio lugar na vida acelerada. Se você observar sua interface de operação, poderá semear e colher com apenas alguns cliques. Não há interação social forçada, nem competição de combate, e você pode jogar deitado em um banco do parque. Este tipo de design de “limiar baixo e alta imersão”, penso eu, está particularmente alinhado com as características atuais do tempo fragmentado.
Além disso, o estilo artístico também é destaque. Hoje em dia, muitos jogos para celular buscam luz e sombra realistas e renderização de alta taxa de quadros, mas o novo estilo pintado à mão de "Dream Farm" é realmente atraente. Jogo desde a era Saipan e experimentei várias tendências, como estilo de pixel, desenhos animados 2D e modelagem 3D. Para ser honesto, o estilo de pintura é tão caloroso e curativo quanto este, e ainda posso tocá-lo agora. A desenvolvedora, Hefei Letang, é considerada uma fábrica de jogos casuais estabelecida há muito tempo na China. Eles sabem como reter o coração dos jogadores comuns.
Finalmente, vamos falar sobre o modelo de carregamento. É gratuito e não tem compras no aplicativo. É raro ver isso em 2025. Hoje em dia, os jogos cobram cartas mensais ou compram conjuntos de cartas. Eu gostaria de poder transformar todos os botões em entradas pagas. Mas “Dream Farm” simplesmente permite que você jogue e nem mesmo força você a assistir a anúncios. Essa ideia de negócio “retrô” me deixa mais disposto a dizer algumas palavras boas sobre ela no fórum. Afinal, todo jogador tem um pequeno jardim no coração, onde pode se esconder e respirar quando estiver cansado, certo? 😌