图片
Para ser sincero, quando vi as palavras "Axe Battle", minha primeira reação foi - outro jogo de trapaça io, certo? Afinal, existem tantas batalhas io no mercado agora, de “Ball Battle” a “Barbarian Battle”, a mesma rotina é usada para jogá-las. Mas vi que era no estilo pixel, e o desenvolvedor era Shenzhen Jixiang Interactive Entertainment. De repente, tive a impressão de que esta empresa já havia feito vários jogos pequenos, mas bem pensados, então baixei e experimentei.
Não vou me gabar, mas fiquei muito surpreso depois que comecei a usá-lo. Vamos falar primeiro sobre a primeira impressão. O estilo pixel art deste jogo não é o tipo de pixels ásperos que enganam as pessoas, mas o tipo de pixels detalhados com alma retrô. Os personagens são homens quadrados, mas o capacete e as armas de cada homem quadrado são diferentes. Entre os poucos personagens iniciais, há na verdade um homem gordo com um machado duplo. Seus movimentos de ataque incluem balanço para frente e para trás, o que me lembra a sensação de “Limbo” tocada no Nokia N78. Fiquei um pouco emocionado na época. Hoje em dia, os gráficos dos jogos para celular são todos em 4K, mas o estilo pixel se tornou um produto escasso.
Em termos de jogabilidade, é essencialmente a base do io Brawl, que consiste em pegar equipamentos, consumir recursos, eliminar outros jogadores do mapa e finalmente sair vivo. Mas “Brawl” adiciona alguns elementos de jogo de luta ao sistema de combate. Por exemplo, você tem ataque leve, ataque pesado, bloquear e rolar. As armas são divididas em facas, machados, martelos e espadas. Cada tipo de arma possui diferentes módulos de ataque. O machado é lento, mas causa muitos danos, a faca é rápida, mas tem um alcance pequeno e o martelo tem um efeito de arremesso. Esse design torna o jogo não apenas uma questão de velocidade e posicionamento das mãos, mas também um pouco mais estratégico. Joguei mais de uma dúzia de jogos e descobri que os jogadores que conseguem bloquear e os jogadores que só conseguem cortar sem pensar estão completamente em dois níveis. Esse tipo de profundidade mecânica é rara em jogos io.
Mas também existem desvantagens. A primeira é a questão do equilíbrio. Fui levado três vezes seguidas por alguém usando um martelo de qualidade azul em combinação. O ataque daquele martelo teve um efeito sangrento e levou quase segundos para empilhar três vezes. Mais tarde, depois de ler o fórum, percebi que algumas armas eram muito imba. Atualmente não há registro de atualização de saldo para este jogo e não sei se eles serão ajustados no futuro. Há também o atraso do servidor. Quando jogo em uma rede 5G, ainda há oscilações ocasionais. O bloqueio foi considerado falhado, mesmo que eu tenha pressionado. Isto é bastante fatal para uma Op Info combativa que enfatiza a operação.
Examinei o modelo de carregamento e atualmente é totalmente gratuito. Não há anúncios forçados nem sorteios de cartas. Você apenas paga por algumas skins decorativas e aparências de armas, e não é o tipo de sorteio de ouro criptônio, o preço é marcado diretamente. Isto deve ser elogiado. Não existem muitos jogos tão puros hoje em dia. Talvez seja porque a pequena equipe ainda esteja acumulando reputação.
Em geral, "Axe Battle" pode ser considerado um jogo io que está acima do nível de aprovação. A vantagem é que faz uma pequena diferença na categoria io, e o estilo pixel também provoca a nostalgia de jogadores antigos como eu. A desvantagem é que os aspectos de equilíbrio e rede ainda precisam ser lapidados. Se você é como eu e está cansado de jogar aqueles jogos para celular sofisticados e quer encontrar um jogo simples, refrescante e alucinante para matar o tempo, é melhor tentar. Mas se você é um jogador de luta hardcore, é recomendável esperar algumas rodadas para ver até que ele esteja otimizado.
Finalmente, gostaria de dizer que é realmente raro ver um jogo tão sentimental no estilo pixel agora. Dez anos atrás, quando eu estava jogando "Thunderbolt" e "Insects" no Symbian, nunca imaginei que um telefone celular seria capaz de rodar um jogo tão complexo dez anos depois, mas em vez disso senti falta do tipo de imagem que imaginei na grade de pixels. 😂