Para ser sincero, quando abri “Zombie War”, quase pensei que tinha viajado dez anos no passado. O estilo pixel art, a jogabilidade de sobrevivência radical e o modelo totalmente gratuito, sem compras no aplicativo, são como uma lufada de ar fresco no mercado atual de jogos para dispositivos móveis. Como um jogador antigo da era Symbian, joguei pelo menos dezenas de jogos para celular com tema de zumbi, de "Zombie Rising" a "Death Trigger", mas esse jogo realmente me fez encontrar um pouco da sensação de me esconder na cama e jogar em um Nokia N95.
A jogabilidade central do jogo é simples: você dirige um ônibus e sobrevive em um terreno baldio infestado de zumbis. Ao longo do caminho, você precisa coletar recursos continuamente, construir acampamentos, recrutar guerreiros e depois enviá-los para matar os zumbis pixelados que estão ansiosos para comer carne. O sistema de armas é bastante rico, variando de barris, coquetéis molotov a granadas e até assassinatos furtivos. Embora a sensação de operação não seja excelente, ela é limpa e organizada, e não há desenhos sofisticados de cartas e botões de recarga nos jogos para celular atuais.
O que mais me surpreendeu foi a profundidade da estratégia. Mesmo que a imagem esteja pixelizada, você realmente precisa usar seu cérebro para reproduzi-la bem. Por exemplo, se você encontrar um grupo de zumbis bloqueando a estrada, você os ataca diretamente ou faz um desvio e se esgueira? Como planejar a construção do acampamento para maximizar a eficiência da defesa? O confronto da equipe Warriors também precisa ser considerado – devemos dar tudo de si ou devemos trazer alguns personagens de cura para trabalhar lentamente? Esse tipo de design “impulsionado pelo cérebro” me lembra jogos antigos como “Zombie Town”, que dependiam de operação e estratégia, em vez do popular desligamento automático e varredura com um clique.
Claro, também existem deficiências. Os gráficos são realmente rudimentares, o que pode não agradar à estética convencional de hoje, e os efeitos sonoros também são relativamente monótonos, tornando-o um pouco chato depois de jogar por um longo tempo. E a versão está parada em 5.0. Parece que não é atualizado há muito tempo. Não sei se a equipe de desenvolvimento ainda o mantém. No entanto, considerando que é um jogo totalmente gratuito, sem anúncios ou compras no aplicativo, acho que essas falhas são completamente aceitáveis.
Para ser honesto, no mercado atual de jogos para celular, onde a tela está cheia de pacotes de presentes de ouro criptônio e tarefas diárias, é realmente raro encontrar um jogo de zumbi feito exclusivamente para diversão. Se você também sente falta da época em que os jogos eram apenas jogos e não havia muitas rotinas de negócios, é melhor tentar. Use seu cérebro e não deixe que ele seja comido por zumbis🧟♂️💥