Para ser sincero, como um jogador antigo que trabalhou duro desde a era Symbian, já estou um pouco insensível aos produtos da linha de montagem no atual mercado de jogos para celular. Abra a app store e a tela ficará cheia de cartas, poder de combate e localização automática de caminhos, o que deixa as pessoas com sono. Mas acidentalmente vi o jogo "Little Forest" há alguns dias e cliquei nas palavras "clássico três em um". Como resultado, não consegui parar de jogar.
Não vou me gabar disso, mas o maior destaque deste jogo é a sua pureza. Não há longos tutoriais obrigatórios, nem janelas pop-up pedindo para você recarregar, e até mesmo o sistema de conquistas digitais é bastante restrito. Tem a mesma textura dos jogos independentes que você jogava secretamente debaixo da mesa quando criança, mas os gráficos são muito mais bonitos. A jogabilidade de síntese três em um é realmente antiquada, mas "Little Forest" trabalhou duro nos detalhes - os efeitos especiais das flores desabrochando durante cada síntese, os movimentos vívidos dos pequenos animais e o farfalhar do vento ao fundo fazem as pessoas se sentirem muito confortáveis.
Isso me lembra dos dias em que ficava acordado até tarde jogando Bejeweled em um Nokia N86. Naquela época, não havia sistema social ou ranking, e tudo que eu conseguia tocar era a sensação estimulante de ser eliminado com um som “pop”. A atual “Pequena Floresta” parece muito parecida comigo, exceto que foi substituída pela síntese e é mais curativa. Os direitos autorais do jogo também são muito calorosos, não o estranho “Olá, querido jogador”, mas como um velho amigo conversando com você.
Para ser sincero, é difícil esse tipo de jogo casual leve vender bem hoje em dia, afinal é muito “budista”. Mas, pelo contrário, é adequado para aqueles de nós, jogadores antigos, cujas arestas foram suavizadas pela vida. Depois do trabalho, deito-me no sofá, ouço uma música suave de fundo e observo minha pequena floresta crescer aos poucos. Sinto uma sensação de calma que aquelas impetuosas "ferramentas de corte" do mercado não podem me proporcionar.
O único pequeno arrependimento é que o jogo não seja particularmente rico em conteúdo no momento. Você pode desbloquear a maior parte do jogo em cerca de três ou quatro dias. Espero que o desenvolvedor possa adicionar mais cópias ou elementos decorativos no futuro. Afinal, esse tipo de jogo de cura tem tudo a ver com “vida lenta”. Além disso, seria melhor se houvesse uma versão para PC ou tablet. Olhar para aquelas flores em uma tela grande seria mais envolvente.
Em geral, “Little Forest” pode não ser adequado para jogadores que buscam emoção, mas se você é como eu e ocasionalmente deseja encontrar um canto tranquilo para se esconder da pressão da realidade sem ser torturado por sistemas complicados, então definitivamente vale a pena tentar. Afinal, é mais confortável plantar flores o dia todo no jogo do que “plantar” preocupações por um dia de vida, certo? 🌼