Para ser honesto, quando vi “Qin Shi Mingyue Card Edition” ganhando o Golden Ling Award, minha primeira reação foi um pouco surpresa, mas depois achei que era razoável. Como um jogador antigo que joga desde a era Saipan, estou profundamente comovido com as mudanças no mercado de jogos para celular. Para ser justo, os gráficos, enredos e jogabilidade dos jogos para celular de hoje são realmente muito melhores do que os de dez anos atrás, mas às vezes quando procuro “Arkanoid” ou “Diamond Frenzy” daqueles anos, ainda sinto falta inexplicavelmente do sentimento puro.
Falando sobre o jogo em si, o fato de “Qin Shi Mingyue Card Edition” ter ganhado tantos prêmios na verdade representa uma tendência: os jogos móveis IP estão passando de “popularidade” para “produtos de alta qualidade”. Veja bem, está oficialmente autorizado, é uma interpretação original, e também conta com a participação de uma equipe original. Está até vinculado a “Nove Canções do Céu” para sincronizar o enredo da animação. Este tipo de investimento era quase impossível há cinco ou seis anos. No passado, muitos jogos IP para celular apenas colocavam personagens no círculo de cartas e ganhavam dinheiro. Mas agora é diferente. Os jogadores estão se tornando cada vez mais maduros e suas exigências estão cada vez maiores.
Pessoalmente, sinto que a competitividade central da indústria de jogos para dispositivos móveis nos últimos anos mudou de “tráfego” para “estoque” e “conexão emocional”. O próprio IP de “Qin Shi Mingyue” tem muitos fundamentos, cultura de estilo nacional, enredo de intrigas e a jogabilidade das cartas é relativamente leve, o que é muito adequado para tempos fragmentados. Além disso, também pode ver o sexto enredo com antecedência, o que é de facto um verdadeiro benefício para os fãs.
No entanto, temos que admitir que a concorrência nos jogos de cartas para celular é agora muito acirrada e que existem muitos produtos homogêneos no mercado. Por exemplo, "Qin Shi Mingyue Card Edition" pode sobreviver e ganhar prêmios, não apenas por IP, mas também por atualizações de conteúdo e atividades operacionais. Por exemplo, sua versão crossover está obviamente tentando atrair fãs de ambas as séries. Essa abordagem é bastante inteligente. Afinal, o crescimento do número de usuários de jogos para celular está desacelerando e revitalizar os usuários antigos é mais importante do que atrair novos.
Afinal, as necessidades dos jogadores de jogos móveis estão em constante mudança, desde simplesmente passar o tempo até buscar imersão e atributos sociais. Um jogo como “Qin Shi Mingyue Card Edition”, que tem enredo, coleção e desenvolvimento, está bastante alinhado com a tendência atual. Dito isto, às vezes penso que se um jogo como este pudesse ser jogado no Symbian naquela época, eu provavelmente seguraria meu telefone e assistiria ao enredo todos os dias. 😌