Para ser honesto, tenho jogado desde a era Symbian e vi os jogos para celular mudarem de Snake e Tetris para a versão Symbian de "Age of Empires" que pode ser conectada à Internet, e agora para obras-primas 3D com vários GB a cada passo. Essa mudança é realmente chocante. Quando joguei “Prince of Persia” naquela época, achei os gráficos impressionantes. Agora, quando observo as proporções realistas do campo de batalha dos Três Reinos em “City Attack”, realmente sinto que sou de outro mundo.
Estou jogando esse jogo há quase duas semanas e não estou dizendo que seja uma coisa ruim. Ele realmente segue várias tendências importantes em jogos para celular hoje. A primeira é a maturidade da “jogabilidade mista”. No passado, tratava-se apenas de jogar cartas ou de cultivar e construir casas SLG. Os jogadores estão cansados disso há muito tempo. Mas este jogo integra desenvolvimento de cartas, combate em tempo real, estratégia de guerra nacional e arena, por isso não é monótono de jogar. Você não só pode se juntar a Lu Bu e Diao Chan para passar de nível, mas também competir com outros jogadores no grande mapa. O ritmo é bastante semelhante ao atual modo "estratégia leve + ação forte".
A segunda tendência é a popularização da tecnologia de “milhares de pessoas na mesma tela”. Lembro-me de que, há alguns anos, os jogos domésticos para celular ficavam presos no PPT quando centenas de pessoas estavam na mesma tela. Agora, o "City Attack" pode suportar milhares de pessoas atacando a cidade ao mesmo tempo, sem perder frames. Isso deve ser devido ao avanço da arquitetura do mecanismo e do servidor. Embora haja atrasos ocasionais na experiência real, já é um salto geracional em comparação com a tortura de “esperar três segundos para clicar em um soldado” nos primeiros anos.
Vamos falar sobre o modelo de carregamento. Este jogo está marcado com "0", o que significa que o download é gratuito. Agora o mercado de jogos mobile é basicamente assim. Primeiro, você pode entrar e jogar de graça e depois ganhar dinheiro por meio de compras no aplicativo, como sorteios de cartas, passes mensais e passes de batalha. Para ser honesto, este modelo tornou-se um padrão da indústria e os jogadores estão habituados a ele. No entanto, o design de “City Attack” em termos de pontos de pagamento não é muito confuso, e o grupo zero-Krypton pode jogá-lo trocando tempo por recursos, ao contrário de alguns jogos em que até a linha principal fica presa sem cobrar 648.
Claro, também existem áreas das quais precisamos reclamar. Por exemplo, o guia para iniciantes ainda é um pouco extenso, com tutoriais passando de nível para nível, e leva meia hora para operar livremente. Além disso, este jogo é obviamente voltado para fãs de meia-idade dos Três Reinos. O estilo de pintura é mais realista e os jovens podem preferir o estilo bidimensional. Mas isso está exatamente alinhado com a tendência de segmentação do atual mercado de jogos para celular – o antigo grupo de jogadores, na verdade, tem alto poder de compra, mas é simplesmente ignorado por muitos fabricantes.
Em geral, se você é como eu, um jogador antigo que jogou desde Symbian e feature phones, e deseja encontrar um jogo para celular que possa não apenas sentir saudade dos Três Reinos, mas também acompanhar o ritmo dos tempos, você pode tentar "City Attack". Pode não ser uma obra-prima, mas pelo menos traz algo novo para a categoria. 😌