Para ser sincero, quando vi o jogo “Happy Match”, eu, um antigo jogador da era Saipan, fiquei bastante emocionado. Não vou me gabar disso, mas o atual mercado de jogos para celular, especialmente na China, tem sido refém por muito tempo de todos os tipos de jogos de grandes nomes que cobram dinheiro por cartas e valores inflacionados. Mas este jogo permitiu-me ver outra possibilidade - trouxe a jogabilidade clássica do “Match 3” de volta ao que o “jogo” em si deveria ser.
Sou alguém que viveu a era Nokia N-Gage. Naquela época, os jogos para celular eram “fáceis de começar e fáceis de se viciar”. Muitos jogos para celular hoje em dia exigem apenas que você clique no tutorial para iniciantes por 10 minutos, dando vontade de encher os olhos com o shopping e os níveis VIP. Mas baixei e joguei alguns jogos deste jogo, e a ideia central é muito clara: eliminar bagunças, completar pedidos e construir barracas. Não há janela pop-up forçada, nem "item laranja para primeiro depósito", e até mesmo o modo de carregamento diz "0" - se for realmente totalmente gratuito, sem compras no aplicativo, então isso será uma anomalia em 2025. 😮
Na verdade, tem havido uma tendência na indústria de jogos para celular nos últimos dois anos chamada de “retorno à jogabilidade”. Se você observar os jogos independentes populares no Steam, verá que muitos deles levam a jogabilidade clássica ao extremo. O mesmo vale para dispositivos móveis. Tal como "Happy Match 3", que combina match 3 com gestão simulada, e empacota-o com uma narrativa leve de "gestão nocturna do mercado", essencialmente dá à eliminação um sentido de propósito, em vez de simplesmente marcar pontos. Isso é muito mais inteligente do que aqueles jogos "Match 3+" que forçam a compra de cartas.
É claro que, do ponto de vista da indústria, é uma questão saber se este modelo completamente gratuito pode ser sustentado. Ou depende da publicidade para ganhar dinheiro ou o desenvolvedor tem outros pontos de lucro. Mas pelo menos em termos de experiência do usuário, isso me lembra "Plants vs. Zombies" daquela época - sistema de aquisição, sem ouro de criptônio, baseado puramente na qualidade. Há cada vez menos jogos como este hoje em dia, então gostaria de fazer um post recomendando-o.
Além disso, o cenário de “coruja noturna” do jogo também é bastante interessante e se adapta ao ritmo de vida dos jogadores de meia-idade. Afinal, para uma pessoa de 30 anos como eu, trabalho durante o dia e tenho um tempo para mim à noite, depois que o bebê dorme. Ligo o jogo, ouço uma música relaxante de fundo, completo os pedidos um por um e observo o mercado noturno crescer lentamente. Essa “sensação de cura” é muito mais confortável do que aqueles jogos que enfatizam a interação social e pedem que você se classifique todos os dias.
Finalmente, à medida que o mercado de jogos para dispositivos móveis se desenvolveu até hoje, todos se tornaram cada vez mais conscientes de que os gráficos e a propriedade intelectual feitos com dinheiro real podem não ser tão bons quanto uma jogabilidade central bem polida. Espero que o “Happy Match” consiga cumpri-lo e não veja nenhum “pacote de presente por tempo limitado” aparecendo mais tarde. 😌 Se mantiver a qualidade atual, acho que pode ser mantido como um jogo de longo prazo.