Para ser sincero, tenho mergulhado no fórum há vários anos e, quando vi este jogo hoje, de repente tive vontade de dar uma olhada. Como um velho que jogou desde a era Symbian, joguei centenas de jogos no meu telefone, mas não há muitos que eu possa tomar a iniciativa de postar.
O motivo é que ontem eu estava entediado e navegando na app store e vi o jogo “The National War is Coming”. A captura de tela da interface trouxe de volta memórias à primeira vista. Vocês, jovens, talvez não saibam que, há cerca de dez anos, havia um lote de jogos de estratégia para celular japoneses dos Três Reinos que eram muito populares. Naquela época, as telas dos celulares ainda eram pequenas e a resolução era baixa, mas jogá-las conseguia manter as pessoas acordadas até o amanhecer. Ouvi dizer que esta “Guerra das Nações” é baseada no tema ortodoxo dos Três Reinos desenvolvido no Japão. Para ser sincero, fiquei um pouco surpreso. Afinal, os jogos dos Três Reinos no mercado são basicamente dominados por produtos nacionais.
Baixei e joguei por dois dias. Para ser honesto, parece muito sólido. Não é o tipo de janela pop-up que faz você gastar dinheiro na primeira recarga, mas sim uma formação de tropas na vida real e cerco de cidades e territórios. Embora a modelagem de personagens 3D não seja tão boa quanto os jogos para celular em grande escala de hoje, que geralmente custam vários gigabytes, é melhor do que a forma clássica, e os efeitos especiais das habilidades em combate também têm a mesma sensação de impacto de então. O que mais me surpreende é que se autodenomina um modo de “guerra nacional pura”. Não há sorteios complicados de cartas, melhorias de equipamento ou níveis VIP. Ele apenas permite que os jogadores administrem cidades, colaborem com alianças e compitam por níveis. Esse tipo de jogabilidade me lembra o “Three Kingdoms 2” que joguei no Nokia antes. Naquela época, demorava vários dias para atacar uma cidade e dezenas de pessoas da aliança davam comandos de voz. Olhando para trás agora, ainda me sinto apaixonado.
Mas sem se gabar, este jogo definitivamente tem suas deficiências. Por exemplo, o período introdutório para iniciantes é um pouco longo, há atrasos ocasionais na otimização e “Guerra Nacional Pura” não é muito amigável para grupos de um jogador. É recomendável que você encontre alguns amigos para jogarem juntos. Mas considerando que é um jogo gratuito e sem pontos de carregamento obrigatórios (atualmente tudo o que vi são alguns pacotes de aceleração e recursos, que são totalmente jogáveis sem comprá-los), é realmente raro no ambiente atual.
Finalmente, não posso deixar de suspirar. Nós, jogadores antigos, experimentamos mudanças tremendas nos jogos para celular, de jogos independentes para jogos online, de jogos pagos para gratuitos e de qualidade para tráfego. Aquece meu coração ver que ainda existem fabricantes dispostos a fazer esse tipo de jogo de estratégia de guerra nacional radical. Se você também jogou as versões móveis de “Three Kingdoms” e “Age of Empires” naquela época, ou se gosta da guerra nacional lenta de “The Shore of the Land”, você pode tentar isso. Afinal, alguns jogos clássicos estão se tornando cada vez menos populares hoje em dia com produtos de linha de montagem em todos os lugares😌.