Para ser honesto, sinto-me um pouco contrário a postar jogos nesta seção de “namoro por selfie”. Mas pense bem, quando jogávamos jogos para celular no Saipan, quem não tirava capturas de tela para mostrar suas pontuações mais altas enquanto fazia amigos? Mais de dez anos se passaram e agora o mercado de jogos para celular mudou muito. Hoje quero falar sobre essa tendência e, aliás, estou interessado em um jogo que recentemente me emocionou um pouco - “Arrogant Commander 2021”.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Não é vanglória, é apenas uma típica mistura de “gestão mágica” + “estratégia de guerra”. Você atua como comandante de uma ilha, constrói tropas e torres, resiste aos inimigos e rouba recursos de outras pessoas. Parece muito com o Red Alert na era do PC ou com o Clash of Clans nos primeiros dias dos jogos para celular? Mas para ser sincero, seu maior destaque é que é “gratuito”. O desenvolvedor Shenzhen Kesheng Network Technology marcou diretamente o modelo de carga 0, o que é muito raro hoje em dia. Você deve saber que a maioria dos jogos para celular agora tem um conjunto de 648 cartas ou compras de acessórios no aplicativo que podem ser muito caras. Um modelo como esse, que depende puramente de publicidade ou de recompensas físicas conscientes, está um pouco de volta à pureza da era Saipan.
Do ponto de vista do desenvolvimento da indústria, acho que este é um bom sinal. Os jogos para celular tornaram-se cada vez mais “pesados” nos últimos anos e os gráficos são melhores, mas muitos jogadores sentem falta da facilidade de “abrir e jogar e fechar depois de jogar”. Esse tipo de jogo de estratégia gratuito é, na verdade, a velha forma de "comunicação boca a boca". Não existe guerra de compras e depende da diversão para reter as pessoas. Depois de jogar por alguns dias, descobri que embora os gráficos não sejam excelentes, a profundidade estratégica está presente. A alocação de recursos, a contenção de tropas e o gerenciamento de tempo podem fazer você usar seu cérebro. E não há pagamento obrigatório, o que é muito confortável para jogadores veteranos.
É claro que não está isento de deficiências. A plataforma de execução do jogo é apenas 5.0, o que mostra que é principalmente para modelos de baixo custo e pode não ser útil para orientação de interface para iniciantes. Mas pensando nisso, por outro lado, isso também é uma espécie de “remover complexidade e simplificá-la”, sem empilhar interfaces de usuário complicadas, permitindo que você se concentre na jogabilidade principal.
Uma última palavra: como jogador veterano, já vi muitos jogos para celular de curta duração, mas pequenos trabalhos como esse, que insistem em ser gratuitos e dependem da jogabilidade, deveriam realmente ter mais suporte. Se você também está cansado daquelas obras-primas de linha de montagem com "localização automática de caminho" e "varredura com um clique", você também pode tentar isso e descobrir a sensação de brincar secretamente com seu telefone celular na última fila da sala de aula😌.