Para ser sincero, hoje, quando estava olhando fotos antigas, vi as fotos do jogo que capturei com o Nokia E63 e de repente me lembrei de “Han Style Fantasy Three Kingdoms OL”. Sem se gabar, este jogo pode realmente ser considerado um trabalho sincero no círculo de jogos para celular daquele ano. Embora venha de uma equipe pequena como a Beijing Aosi Open Source Network, quando a versão 2.5 foi atualizada, o requinte da imagem estava definitivamente no primeiro escalão na plataforma Saipan - aqueles edifícios em estilo pixel na cidade dos Três Reinos, bem como os efeitos especiais quando o tenente libera suas habilidades, podem parecer um pouco grosseiros hoje, mas naquela época eu estava agachado perto do ponto de ônibus para completar a missão, e eu poderia apenas olhar para a tela de batalha e olhar para frente e para trás por um longo tempo tempo.
Lembro que o mais atrativo foi o cenário da viagem de volta aos Três Reinos, que foi muito mais envolvente do que aqueles atuais jogos de linha de montagem que dão VIP na entrada. Não há localização automática de caminho e não há envio de mapa com um clique. Você tem que realmente estudar o mapa, memorizar a localização dos NPCs e até seguir o enredo principal para coletar materiais para construir uma casa. Naquela época, a memória do meu celular era pequena e demorava vários minutos para carregar toda vez que eu entrava no jogo. Mas durante esses poucos minutos de espera, pude dar uma olhada nas estratégias gerais de correspondência escritas por outros jogadores no fórum. Esse tipo de imersão em ritmo lento é realmente difícil de replicar nos jogos para celular de ritmo acelerado de hoje.
O sistema de combate é baseado em turnos em tempo real, do qual sinto muita falta. Não é uma batalha automática e fria, mas um jogo a cada rodada – enquanto você usa habilidades, o oponente pode convocar um tenente para retornar. Lembro-me de uma vez, quando estávamos lutando contra um BOSS mundial, cinco pessoas da nossa seita ligaram o microfone ao mesmo tempo, apenas para pedir às pessoas que usassem a habilidade de ressurreição um segundo antes do BOSS enlouquecer. Esse tipo de design requer operação real e compreensão da equipe. Por outro lado, muitos jogos para celular sob a bandeira de “estratégia” agora tratam os jogadores como clickers.
O que significa o modo de carregamento 0? Naquela época, isso foi uma lufada de ar fresco. Não há shopping de compras no aplicativo e nem limite físico. Você confia totalmente no seu fígado e no tempo para melhorar sua força. É claro que algumas páginas de publicidade oficial aparecerão ocasionalmente, mas em comparação com os jogos posteriores que foram forçados a competir pelo criptônio, essa experiência de jogo pura é realmente preciosa. Ainda tenho capturas de tela em meu telefone do meu relacionamento juramentado com meu irmão de seita, Jinlan. Na verdade, foi porque jogamos juntos, não porque entramos na guilda por causa de quanto dinheiro pagamos.
É uma pena que após o declínio do sistema Symbian, os desenvolvedores tenham mudado para outras plataformas e o jogo tenha sido lentamente descontinuado. Ano passado tentei encontrá-lo no emulador e descobri que até o servidor estava desligado. Mas ocasionalmente vejo alguém mencionar isso no fórum, e ainda traz muitas lembranças. Se você é um jogador antigo daquela época, é melhor tentar encontrar uma versão nostálgica no site. Mesmo que você entre e veja os NPCs parados na cidade principal, isso pode ser considerado um pouco de nostalgia pela sua juventude. 😌