图片
Para ser sincero, ao ver este título, muitos irmãos podem ficar surpresos por um momento: “Isso vem da seção Time and Space Hunter?” Não se preocupe, apenas me escute. Como um velho que joga jogos para celular desde a era Symbian, hoje quero relembrar e falar sobre um verdadeiro clássico social - "Quem é a versão móvel disfarçada". Afinal, quem da nossa geração não jogou alguns “jogos de matar” em dormitórios, cibercafés ou mesmo em mesas? Não existiam smartphones naquela época e várias pessoas se encaravam. Seus olhos, tom de voz e pequenos movimentos dependiam de suas habilidades de atuação. Mais tarde, quando esta versão foi lançada nos celulares, baixei-a imediatamente e joguei-a por vários anos.
Não vou me gabar disso, mas esse jogo era um artefato social naquela época. Se você pensar bem, por volta de 2012, a maioria dos jogos para celular eram para um jogador ou batalhas em rede fracas. Era raro ver um jogo como “Who's Undercover Mobile”, que combina raciocínio em pessoa real, interação por voz e modelagem de rosto de avatar. Ainda me lembro que quando criei um personagem, coloquei óculos escuros afro e uma camisa floral. No entanto, fui eliminado no primeiro turno porque “parecia muito com um agente secreto”😅. Esse tipo de experiência imersiva não está desatualizada até hoje.
O núcleo do jogo é simples: em cada jogo, os jogadores são divididos em dois lados: “civis” e “disfarçados”. Eles se revezam falando e votando para descobrir os infiltrados escondidos. Mas a beleza está em seu atributo de “interpretação social” – você tem que inventar, atuar e ouvir o tom de outras pessoas. Não existe um roteiro fixo, tudo depende da improvisação. Lembro-me de um jogo, eu era originalmente um civil, mas como estava muito nervoso, descrevi uma "maçã" como uma "coisa vermelha e comestível do Steve Jobs", então fui expulso como agente secreto. Depois disso, aprendi a lição e comecei a praticar minhas habilidades de atuação de “fingir ser estúpido”, e muitas vezes enganei os experientes.
Para ser honesto, os requisitos de servidor deste jogo são bastante elevados. Afinal, voz em tempo real e multijogador online estão incluídos. Dalian Beiyou conseguiu fazer isso naquela época, o que foi uma ideia e tanto. A versão 5.0 funciona perfeitamente, possui uma interface simples e não possui compras complicadas no aplicativo. É puramente suportado pelo ecossistema do jogador. Hoje em dia, muitos jogos para celular chamados de “raciocínio social” permitem que você gaste dinheiro para comprar skins e recarregar assinaturas, mas a jogabilidade básica é muito difícil. Olhando para trás, para "Quem é a versão móvel secreta", este "modelo de taxa 0" é simplesmente uma lufada de ar fresco - a única "carga" é o seu QI e habilidades de atuação😄.
À medida que envelhecemos, temos cada vez menos tempo para jogar, mas ocasionalmente abrimos este jogo antigo tarde da noite e descobrimos que ainda há pessoas online. Entrei para jogar dois jogos, ouvi vozes estranhas de todo o mundo e lutei por um “disfarçado” de rostos vermelhos, e de repente recuperei a pura felicidade que tinha antes. Este é o significado de um clássico: ele não precisa de uma imagem linda ou de um sistema complicado, desde que possa fazer algumas pessoas rirem, brigarem e se reconciliarem sinceramente, isso é o suficiente.
Uma última palavra de emoção: alguns dos irmãos que “matamos” juntos naqueles anos perderam contato, e alguns ainda marcam encontros ocasionais no grupo WeChat. Se você também perdeu esse momento, é melhor jogar "Who is the Undercover Mobile Version" na próxima vez, criar uma nova imagem e recuperar a sensação do passado. Afinal, os verdadeiros clássicos nunca têm medo da erosão do tempo.