Para ser honesto, tem havido alguns jogos de simulador de trem no mercado de jogos para celular nos últimos anos, mas a maioria deles são jogos europeus e americanos "orientados para simulação real" com operações complexas, como se estivesse dirigindo um carro real, ou minijogos japoneses de "defesa de torre + ferrovia" no estilo pixel, que são quase chatos de jogar. “Run My Little Train” é uma obra que realmente me marcou.
Sem me gabar, deixe-me primeiro falar sobre a diferença entre ele e rotas clássicas como o “Mini Metrô”. A essência do mini metrô é usar as linhas e estações mais simples para testar a eficiência do seu planejamento. No entanto, seu estilo de pintura e jogabilidade são abstratos, é rápido para começar e sua profundidade é limitada. Quanto ao pequeno trem, ele alcançou um nível de “lazer de última geração” com gráficos 3D. A pista é verdadeiramente tridimensional, com estradas e túneis elevados. O carro corre na pista e você também pode mudar a perspectiva para observá-lo nas curvas - esse tipo de feedback visual não pode ser fornecido por jogos planos. E sua jogabilidade principal não é simplesmente “traçar uma rota”, mas “controlar em tempo real” a aceleração, desaceleração e mudança de pista. Isso é um pouco como a sensação de microcontrole “à deriva” em jogos de corrida. À medida que envelheço, os reflexos dos meus dedos não são tão bons como quando era jovem, mas o seu ritmo é bem controlado e não te faz apressar, mas também pode dar-te uma sensação de realização como um "velho piloto".
Compare-o com outro jogo antigo da série "Train Simulator". Essa série é tão pesada que leva meia hora só para ler as instruções. Embora os gráficos sejam bons, a otimização do celular é mediana e a temperatura é grave. Little Train faz um bom trabalho nesse aspecto. Executei o modelo antigo sem nenhum atraso. A chave é que ele equilibra muito bem “estratégia” e “operação”, ao contrário de alguns jogos que dependem puramente de cálculo ou velocidade manual. Exige que você use seu cérebro para planejar pontos de encontro para várias linhas e também ajustar rapidamente sua velocidade para evitar colisões - isso realmente testa a coordenação entre os cérebros esquerdo e direito.
O modelo de cobrança é zero yuan, o que devo enfatizar. Hoje em dia existem jogos no mercado com a bandeira “grátis”. Você não pode nem passar no tutorial sem pagar. Little Train não encontrou nenhum ponto de pagamento obrigatório nas fases posteriores do jogo. No máximo, algumas skins visuais e efeitos especiais são adquiridos no aplicativo, mas você pode jogar todos os níveis normalmente sem comprá-los. Isso me deixa muito emocionado. Na era Symbian, há mais de dez anos, muitos jogos eram pagos ou gratuitos, sem anúncios. Agora é muito raro encontrar uma equipe tão conscienciosa.
Claro, não está isento de problemas. Por exemplo, a orientação para iniciantes é um pouco fraca, a precisão do toque na troca de faixa ainda tem espaço para otimização e às vezes é fácil tocá-la acidentalmente com dedos maiores. Mas considerando sua abrangente equipe de qualidade e P&D (Beijing Shengtianyou parecia estar fazendo um jogo independente de nicho antes), superou as expectativas para conseguir isso. Se você é o tipo de jogador casual que gosta de “usar o cérebro + as mãos”, ou como o autor da postagem original, já experimentou jogos antigos como “Train Tycoon” na era das máquinas de botões, então sugiro que experimente este. Depois de jogar alguns jogos, você poderá recuperar a sensação que tinha quando estava deitado na cama mexendo no telefone. 🚂