Para ser sincero, jogo desde a era Saipan. Os gráficos dos jogos mobile atuais são melhores, mas sempre sinto que falta um pouco do “toque humano”. Tenho jogado o jogo "Shepherd's Heart" há dois meses e hoje quero falar seriamente sobre as diferenças entre ele e jogos semelhantes.
Vamos falar sobre as vantagens primeiro. O que mais me impressiona neste jogo é o seu ritmo. Não estou me gabando, mas a maioria dos jogos em desenvolvimento no mercado agora forçarão você a gastar dinheiro e comprar cartas cinco minutos depois de estar online. Haverá uma atividade após a outra e sua força física nunca será suficiente. Mas “Coração de Pastor” é diferente. É mais parecido com o RPG independente de mais de dez anos atrás. Você explora lentamente o mapa e coleta garotas monstros. Cada um tem sua própria história independente e linha de missão. Lembro-me da primeira vez que conheci o monstro chamado “Afriman”. O enredo e o diálogo preencheram três páginas. Não era um relato corrente, mas pude realmente ver que o redator estava moldando cuidadosamente o personagem. Essa sensação de imersão me lembra a sensação de quando joguei “Pokemon Emerald” de que cada Pokémon tinha seu próprio habitat.
Agora vamos falar sobre as deficiências. O sistema de combate neste jogo está honestamente um pouco desatualizado. Ele usa um sistema baseado em turnos + operação manual, mas não tem muita profundidade estratégica e, na maioria das vezes, é apenas um hack estúpido. Comparado com a defesa de torre ou o combate em tempo real de jogos semelhantes como “Monster Girl TD” e “Arknights”, o combate de Shepherd's Heart parece complicado. Além disso, embora não exija ouro, se você quiser um monstro de alta estrela, a probabilidade de tirar uma carta é tão baixa que você vai querer largar o telefone. Economizei mais de 200 moedas em dois meses e ganhei uma de cinco estrelas, e era uma duplicata. Isso não é tão claro quanto “Pokémon Master”, mas pelo menos faz as pessoas ficarem ansiosas por isso.
Em termos de gráficos, o estilo pixel é bastante retrô, que é minha preferência pessoal, mas os jovens podem achar que não é refinado o suficiente. Além disso, este jogo não possui localização automática de caminho e varredura com um clique. Você tem que andar devagar em cada mapa, o que é um pouco cansativo para os funcionários de escritório. Mas pensando por outro lado, é justamente por não existirem esses designs de fast food que tenho paciência para olhar os detalhes de cada cena. Você encontrará baús de tesouro escondidos na grama selvagem e monstros escondidos agachados nos telhados dos NPCs. Esse tipo de diversão de exploração é muito raro nos jogos para celular de hoje.
A indústria está atualmente trabalhando em “mundo aberto”, “battle royale” e “metaverso”, mas acho que um jogo como “Shepherd's Heart” que conta honestamente a história do crescimento de um treinador e permite aos jogadores desenvolver lentamente relacionamentos com monstros é mais precioso. Não é fogo, mas tem alma. 😌
Finalmente, um ponto interessante. A música de fundo deste jogo usa muitos sons de caixa de música e harpa. Toda vez que estou perambulando pelo pasto, assim que toca a melodia, me lembro dos dias em que estava escondido na cama jogando GBA SP, com a luz azul da tela iluminando meu nariz. Inconscientemente, aos 30 anos, há cada vez menos jogos que me permitem acalmar e jogar, mas “Shepherd's Heart” é um deles.