Para ser sincero, quando vi esse “Stickman Clash of Clans”, fiquei um pouco desdenhoso no início. Afinal, desde a era Saipan até agora, vi entre 100 e 80 jogos stickman, e a maioria deles é para trocar anéis de couro por dinheiro. Mas depois de baixá-lo com a mentalidade de tentar, joguei por três horas seguidas. Quanto mais eu jogava, mais interessante ficava.
Não vou me gabar disso, mas o que mais me impressiona nesse jogo é sua vibe “sem pretensão”. A imagem é realmente grosseira, com um estilo de boneco desenhado à mão e sem luz e sombra decentes, mas é precisamente esse toque retrô que me lembra da época em que joguei “Doodle Jump” no Nokia. E a estratégia do jogo é muito mais profunda do que eu pensava – não é um jogo estúpido de construção de tropas. Você precisa considerar a combinação de tropas, o layout da formação e até mesmo calcular a alocação de recursos. Por exemplo, no estágio inicial, eu só sabia construir infantaria, mas fui chamado por um grupo de arqueiros do lado oposto. Mais tarde, aprendi a rotina básica de usar soldados de escudo para absorver ferimentos e arqueiros para causar danos na última fileira.
O sistema de treinamento também é muito sólido. Cada classe stickman tem sua própria árvore de habilidades. Alguns podem ser atualizados para berserkers com efeitos de fogo e alguns podem ser transformados em curandeiros. Observando uma equipe de bonecos que eu treinei pessoalmente passar de apenas correr para atacar em linhas organizadas, eu estaria mentindo se dissesse que não senti uma sensação de realização. Especialmente ao desbloquear novos tipos de stickman, a sensação imersiva semelhante à coleção de modelos é realmente rara em jogos onde você pode comprar 648 cartas a cada turno.
O que é ainda mais raro é que este jogo seja realmente gratuito? O download custa 0 yuans e joguei por muito tempo sem encontrar pop-ups forçados ou sistemas de resistência. Nunca ouvi falar do desenvolvedor Hainan Xingkongjian Technology antes, mas pelo menos por enquanto, eles levam a sério a criação de conteúdo, em vez de se apressarem em monetizá-lo. Pode-se dizer que isso é uma lufada de ar fresco no atual ambiente de jogos para dispositivos móveis.
Claro, também existem deficiências. A extensão de dificuldade dos níveis nas fases posteriores do jogo é bastante grande. Às vezes, você ficará preso a um determinado chefe por um longo tempo e não conseguirá encontrar um guia estratégico claro. Além disso, as funções sociais são basicamente zero, o que é semelhante à versão autônoma. Se você puder adicionar um amigo para ajudar na batalha ou em um sistema de aliança, a jogabilidade deverá ser melhorada para um nível superior.
Em geral, se você está cansado daquelas obras-primas chamativas e pesadas de Krypton e quer encontrar um jogo onde você possa realmente se acalmar e refletir sobre estratégia, então vale a pena tentar "Stickman Tribe War". Não é perfeito, mas é sincero o suficiente. Pelo menos aos meus olhos, um jogador antigo, é o suficiente para trazer de volta a intenção original de jogar jogos independentes na cama há dez anos. 😊