Para ser sincero, quando vi o jogo “Escape from the Laboratory”, minha primeira reação foi não jogá-lo, mas fiquei atordoado por alguns segundos. Não é essa a sensação dos jogos de parkour que eu jogava com gosto no Nokia N95 naquela época? Naquela época, a tela e a memória eram pequenas, mas cada jogo era feito com um cuidado especial, permitindo que as pessoas o desafiassem repetidas vezes até que seus dedos esquentassem.
Não vou me gabar, mas os gráficos dos jogos para celular de hoje são melhores, mas falta a pura sensação de “tortura e felicidade”. Assim que comecei a jogar este jogo, soube que ele trazia de volta a energia do parkour da velha escola.
O que mais me atraiu foi o design de níveis. As águas-vivas flutuantes no aquário e as armadilhas que sugam as pessoas no salão dos fantasmas. Cada cena possui um mecanismo único, não apenas um simples salto. Você tem que usar seu cérebro ao mesmo tempo enquanto corre em velocidades extremamente altas, testando seus reflexos e senso de ritmo. Ele pode ser operado com um dedo, mas se você realmente quiser tocar bem, não poderá fugir usando as mãos e o cérebro. Isto é particularmente semelhante a alguns dos clássicos que joguei no Symbian naquela época, como "Doodle Jump" e "Rocket Flyer". Eles parecem simples, mas as verdadeiras habilidades são alcançadas através da prática.
Tem também aqueles monstrinhos, a carapaça da tartaruga, o coelho e o caracol da TV. Seus nomes fazem você pensar que eles são engraçados e seus designs são perfeitos. Existem mais de 40 tipos, o que é uma grande sensação de realização colecionar. Você sabe, naquela época, ser capaz de colocar tantos personagens diferentes em um jogo pequeno já era considerado um grande negócio.
O desenvolvedor é Pequim Youdaoyi. Tenho uma impressão deles. Eles produziram muitos jogos casuais com boa reputação. Desta vez, o modo de carregamento é 0, o que significa que é grátis para jogar. As compras no aplicativo provavelmente são principalmente alguns acessórios ou skins, o que não afetará a experiência principal.
Se você é como eu e é um jogador antigo que jogou na era Symbian e quer encontrar a sensação simples e emocionante daquela época, vale a pena tentar este jogo. O ritmo é rápido e o jogo é curto, por isso é adequado para jogar duas partidas ao mesmo tempo. Se você nunca jogou esse tipo de jogo antes, é um bom momento para experimentar o encanto do “parkour da velha escola”.
Finalmente, deixe-me divagar. Hoje em dia, a indústria de jogos para celular está em constante mudança, com produções em grande escala e mundos abertos aparecendo o tempo todo. Pelo contrário, há cada vez menos obras tão pequenas e requintadas. Espero que haja mais jogos com esse tipo de sinceridade. Afinal, o que nós, jogadores antigos, mais sentimos falta não são os gráficos, mas sim a pura diversão do jogo. 😌