Para ser honesto, jogadores antigos que jogam desde a era Saipan sempre têm um sentimento especial pelos jogos de defesa de torre. Lembro que fiquei acordado a noite toda jogando Plants vs. Zombies no Nokia N73. Mais tarde mudei para o Android e fiquei viciado em Defending Carrots e Kingdom Defense. A tensão de montar formações, atualizar-se e lidar com as ondas é algo que nunca esquecerei até hoje. Não vou me gabar disso. Embora a categoria de defesa de torre esteja agora sendo ofuscada por todos os tipos de jogos de desenho de cartas e de ganhar dinheiro, na verdade existem pessoas que persistem em bons trabalhos que realmente se concentram na jogabilidade e permitem que os jogadores confiem em estratégias para ganhar a vida.
Recentemente, minhas mãos coçaram e acidentalmente comecei a jogar um jogo chamado Kaká Royal. No início, pensei que era o tipo de jogo em que você pode enganar as pessoas para que façam downloads, alterando as skins. Mas depois de jogar, percebi que algo estava errado - havia algo especial neste jogo. ☝️
Vamos falar primeiro sobre a velocidade de carregamento. Leva apenas um segundo para entrar no jogo, o que não é exagero. Hoje em dia, muitos jogos para celular sempre fazem você olhar o logotipo do fabricante por dezenas de segundos, o que é muito chato. Kaká Royal entende os pontos fracos dos jogadores veteranos nesse aspecto: comece a lutar diretamente, sem bobagens.
Vamos falar sobre o conteúdo. Existem dezenas de torres básicas e mais de uma dúzia de torres especiais. Esses números por si só são suficientes para refletir um pouco. Existem também sistemas como evolução, síntese e inscrição, mas não são o tipo de design que obriga você a gastar dinheiro. Eles são um crescimento real que depende de inteligência e tempo. São mais de 500 níveis, além de mapas aleatórios. Para ser sincero, depois de jogar 20 níveis, já sinto que tenho de usar o meu cérebro. Com certeza ficarei mais avançado no futuro.
O que me deixa ainda mais emocionado é que este jogo me lembra um jogo clássico chamado “Defense Formation” que joguei em Saipan naquela época. Era também uma forma de combinar torres e estudar rotas. Embora os gráficos de Kaká Royal sejam muito mais modernos, a sensação de realização de “tentativa e erro passo a passo para encontrar a solução ideal” na jogabilidade principal está na mesma linha dos reis da defesa de torre do ano. 👴
Existe também uma lista de classificação mundial, que é particularmente familiar aos jogadores mais antigos - naquela altura, poder subir na classificação era a maior motivação do jogo. Hoje em dia, muitas classificações de jogos no mercado são baseadas nas classificações de ouro de criptônio. Kaká Royal é obviamente baseado na combinação de escalação e nas habilidades operacionais, e não há nada a dizer sobre justiça.
Claro, não é isento de deficiências. Por exemplo, os mapas aleatórios em alguns níveis são ridiculamente aleatórios e, ocasionalmente, as torres são colocadas em posições particularmente estranhas, mas isto pode ser considerado um desafio. No geral, vale a pena experimentar este jogo para quem gosta de usar o cérebro e quer voltar à intenção original de defesa da torre.
A única coisa que me surpreendeu um pouco foi que o desenvolvedor era uma empresa Yichang chamada Binyue Network. Eu nunca tinha ouvido falar dele antes, mas ele poderia combinar naturalmente a jogabilidade clássica de defesa de torre com a leveza e a fragmentação dos jogos móveis modernos. Para ser sincero, não existem muitas pequenas empresas nacionais que consigam atingir este nível.
Talvez nós, velhos, não possamos mais brincar com essas fórmulas complicadas e interações sociais, então, ocasionalmente, manter um jogo de estratégia em nossos telefones é como guardar uma memória. Kaká Royal, o nome parece um pouco antiquado, mas quando você o joga, ele realmente tem a energia da defesa da torre durante toda a noite naquela época. 🤔