图片
Para ser honesto, o mercado de jogos para celular tem estado muito impetuoso recentemente, com dinheiro sendo sacado e descoberta automática de caminhos o tempo todo. Um jogador antigo como eu, que tem lutado desde a era Symbian, dificilmente consegue encontrar um jogo em que possa me concentrar em jogar. Mas baixei acidentalmente "Horror Granny" há alguns dias. Não quero me gabar disso, mas realmente parece que estou me escondendo na cama e jogando "Maze Escape". 😌
Vamos falar sobre a jogabilidade primeiro. É muito simples. Você é trancado em uma casa por uma senhora maluca e precisa encontrar uma maneira de escapar em cinco dias. O núcleo é esgueirar-se, esconder-se e resolver quebra-cabeças. Parece clichê, mas na brincadeira real a tensão é bem capturada. Você anda com muita leveza e, se acidentalmente derrubar alguma coisa, a velha corre com força e seu coração vai pular de medo. Escondida no armário ou debaixo da cama e vendo-a passar, a sensação deprimente é mais forte do que muitos filmes de terror domésticos. 👻
Quanto aos gráficos, não posso dizer que sejam requintados, apenas num estilo de baixo polígono, mas é melhor porque a atmosfera é bem renderizada. A luz é fraca, os móveis são surrados e o rosto da velha pode causar arrepios à distância. Para ser honesto, esse estilo de arte parece mais “assustador” do que os jogos atuais que geralmente apresentam texturas de alta definição e poluição luminosa. O funcionamento também é bem retrô, com joysticks virtuais e teclas interativas, e a resposta deve ser rápida. É uma experiência um pouco “hardcore”, como o auge dos jogos para celular da época, e não é para deficientes. 🧠
O que mais me surpreendeu é que este jogo é gratuito e não tem compras no aplicativo. O desenvolvedor, Hainan Star Jump, tem um nome sério, mas seu conteúdo é bastante “cult”. Hoje em dia, jogos para celular independentes que podem ser jogados continuamente, sem esforço físico ou sem assistir a anúncios, são simplesmente uma espécie rara. Embora seja apenas um jogo de pequeno nível, pode-se perceber que o planejamento foi cuidadoso na lógica interativa dos níveis - por exemplo, algumas portas precisam arrombar fechaduras, algumas gavetas têm chaves escondidas e existem diferentes rotas finais, então não será chato mesmo se você jogar várias vezes.
Não quero me gabar, mas se você gosta do estilo "Escape", mas quer encontrar uma versão portátil, ou quer relembrar a experiência de jogo "simples, mas mortal" no Symbian daquela época, você pode tentar isso. Lembrete caloroso: jogue com fones de ouvido para dobrar o efeito. Além disso, não deixe sua mãe ver você jogando, caso contrário ela pode se perguntar se você está brincando secretamente com algo inapropriado...😂