图片
Para ser honesto, recentemente resolvi as capturas de tela antigas do meu telefone e folheei os arquivos de quando joguei “Legend of Shushan” e de repente me senti bastante emocionado. Naquela época, ainda era a era do sistema 5.0, o Symbian havia acabado de passar do tempo e as máquinas Android ainda estavam na infância. Ser capaz de usar uma tela sensível ao toque para jogar jogos por turnos já era uma novidade. Hoje não vou me gabar disso, então vou apenas falar desse trabalho antigo que foi esquecido por muita gente.
Vamos falar primeiro sobre o histórico. Este jogo foi adaptado de "The Legend of Shushan Swordsman" de Huanzhu Louzhu. Eu li esse romance até a morte quando era criança. Nunca pensei que alguém pudesse realmente transformá-lo em um jogo para celular. Foi feito por Shanghai Shayi. O download era gratuito na época, então não havia pressão financeira e era bastante cuidadoso. Olhando para trás agora, os jogos móveis domésticos daquela época eram de fato mais puros do que são agora, e não havia interface de recarga inicial assim que foram lançados.
A jogabilidade principal é o combate baseado em turnos com profundidade estratégica. Existem centenas de imortais soltos e centenas de armas mágicas e métodos mentais correspondentes. Não se trata apenas de acumular poder de combate sem pensar, mas de realmente usar seu cérebro. Por exemplo, algumas formações prestam atenção aos cinco elementos de contenção, e o momento de acionamento da arma mágica deve ser bem calculado, caso contrário o oponente irá matá-lo com um golpe. O que mais me impressionou foi a luta com espadas em escada. Naquela época, para preparar um conjunto de combos, testei várias vezes durante três dias e finalmente entrei no top 50 por sorte. Fiquei tão animado que postei capturas de tela em vários grupos.
Também vale a pena mencionar os confrontos de campo e as batalhas entre servidores. Não havia tanta pressão social naquela época. Todos da turma conversaram sobre o enredo do romance e discutiram a programação. A atmosfera era muito nostálgica. Milhares de pessoas lutando em uma gangue podem parecer exageros, mas você pode realmente sentir a emoção quando o servidor está cheio, ao contrário de agora, onde todos os scripts estão competindo por recursos.
Para ser honesto, os jogos para celular de hoje buscam os melhores gráficos e desligamento automático, mas falta-lhes a diversão de “queimar o cérebro”. Embora a pintura vertical de “Legend of Shushan” seja rústica, cada personagem é muito interessante, especialmente os desenhos das seitas Qingcheng e Emei. À primeira vista, parece que restauraram cuidadosamente a obra original. E pode ser jogado com zero criptônio. Contanto que você esteja disposto a gastar tempo estudando a configuração, jogadores comuns ainda podem desafiar os grandões do criptônio.
Talvez os jovens jogadores não entendam por que nós, idosos, ainda sentimos falta desse jogo antigo. Na verdade, não é que seja divertido, mas sim que estávamos realmente “jogando” naquela época, não para matar o tempo, mas para mergulhar em um mundo com amigos. Agora, ocasionalmente, olho para trás, mas infelizmente o servidor foi desligado há muito tempo, então só posso olhar as capturas de tela e lamentar como o tempo voa.
Resumindo, se você também é um jogador antigo da era Saipan, ou tem sentimentos pelo trabalho original, você também pode procurar informações daquele ano, assistir ao vídeo e dizer olá ao seu eu do passado😅