Para ser honesto, nos últimos dois dias, eu estava vasculhando ROMs de jogos antigos no meu telefone e encontrei algo chamado “Happy Train Adventure”, que instantaneamente me levou de volta a mais de dez anos atrás. Naquela época, eu ainda usava o Nokia Symbian S60v3. A tela era lamentavelmente pequena, mas eu conseguia me lembrar de todos os jogos que joguei por muito tempo. Não vou me gabar disso, mas este jogo foi definitivamente uma lufada de ar fresco no gênero de quebra-cabeças da época.
Sua jogabilidade básica é simples e rudimentar: você deve controlar vários trens ao mesmo tempo e deixá-los completar a viagem em seus próprios trilhos. A dificuldade era que as pistas se sobrepunham e as velocidades eram diferentes. Se o momento da partida fosse calculado ligeiramente errado em alguns décimos de segundo, os dois carros colidiriam. O primeiro nível fará você duvidar de sua vida. Se você não deduzir antecipadamente a operação do trem e o cálculo da velocidade, basicamente não conseguirá ultrapassá-lo. 😅 Dizem que é uma reação extrema, mas na verdade é mais como um duplo teste de estratégia e paciência.
Os jogos para celular de hoje envolvem comprar cartas, ganhar dinheiro e batalhas automáticas. Existem muito poucos jogos hardcore que dependem apenas de inteligência e planejamento. Naquela época, o jogo tinha apenas algumas centenas de KB e os gráficos eram trens e trilhos em nível de pixel, mas o design era particularmente requintado. Cada vez que passo de nível, a sensação de realização de que "eu realmente descobri sozinho" é ainda melhor do que retirar o SSR dez vezes seguidas. Acho que esse é o charme dos jogos antigos – não depender de truques, apenas confiar na jogabilidade.
O desenvolvedor, Beijing Gulu Marketing Consulting Company, não é muito famoso, para ser honesto. O modelo de carregamento ainda é de 0 yuans e não há nem compra no aplicativo. É puramente pelo amor de gerar eletricidade. Provavelmente é impossível encontrar o pacote de instalação daquela época, mas se você ainda conseguir encontrar recursos em qualquer fórum antigo sobre telefones celulares, eu realmente recomendo que você experimente. Acredite, gaste dez minutos estudando como passar de primeiro nível e você entenderá novamente o que é um “jogo de estratégia”. 🚂
À medida que envelheço, ocasionalmente pensarei nessas antiguidades. Pode ser difícil para a atual geração pós-anos 2000 entender como nos sentíamos quando podíamos jogar duas horas em frente a uma tela de 2 polegadas, mas este é o romance da era Saipan. Sem mais delongas, procurarei outros jogos de tesouros esquecidos.