Para ser sincero, antes de jogar este jogo, fazia muito tempo que não jogava um jogo de eliminação móvel. Os jogos de eliminação de mudança de pele no mercado agora têm telas cheias de pacotes de presentes de ouro de criptônio ou limites físicos ilimitados, e sempre sentem um pouco de falta de sabor ao jogar. Mas “Block Story” me surpreendeu um pouco. Isso me lembrou daqueles jogos antigos da era Symbian que dependiam puramente da jogabilidade para vencer.
O mecanismo central do jogo não é realmente complicado. É coletar cubos e eliminá-los se conseguir três da mesma cor. Mas a beleza disso é que você não só precisa ser rápido, mas também usar seu cérebro - existem apenas 7 grades na caixa de coleta abaixo, e os blocos continuarão a aparecer. Você tem que prever quais cores virão mais tarde e se deve mantê-las ou colecioná-las. Cada passo deve ser pesado. Esta combinação de “velocidade da mão + estratégia” me lembra a concentração que senti antes de jogar “Bejeweled”.
Os gráficos são de estilo japonês e fofos, e os padrões nos blocos também são muito fofos, mas acho que os desenvolvedores prestaram mais atenção ao controle do ritmo. A velocidade do jogo não atinge o nível mais alto assim que começa, mas gradualmente, permitindo uma adaptação lenta. Depois que me familiarizei com o ritmo, meus dedos clicaram rapidamente na tela e os quadrados tilintaram e caíram no quadro. O feedback suave foi realmente relaxante.
Mas o que mais me impressiona é que este jogo não tem compras no aplicativo e nem pop-ups de publicidade. Para ser honesto, no mercado de jogos para celular de 2024, esse tipo de comportamento é simplesmente como um “Lei Feng vivo”. O desenvolvedor, Nanjing Moxie Network Technology, pode não ser uma grande empresa, mas as coisas que produz são sinceras. Olhando para trás, ao longo dos anos, quantos jogos bons morreram por causa do saque a descoberto da confiança dos jogadores. Na verdade, não existem muitos estúdios que possam se acalmar e fazer um jogo de quebra-cabeça puro.
Claro, o jogo tem suas deficiências. O número de níveis atualmente parece um pouco baixo e a velocidade de desbloqueio de novos conteúdos posteriormente no jogo é um pouco lenta. Além disso, se outras variantes de jogo além do modo clássico puderem ser adicionadas posteriormente, como desafios por tempo limitado e batalhas para dois jogadores, a jogabilidade será ainda maior. Mas para um jogo gratuito e gratuito, isso é compreensível.
Se você é um jogador que gosta de treinamento de memória, desafios de velocidade manual ou simplesmente procura um jogo para matar o tempo que não exija muita inteligência ou esforço, você pode tentar. Não diria que é uma obra-prima, mas permitiu-me redescobrir a simples alegria de “pegar o telemóvel e jogar”. Afinal, quando se trata de jogos, divertir-se é o mais importante. 😌