Para ser honesto, jogo jogos para celular há quase 20 anos. Desde jogar “Cang Shen Lu” em um teclado na era Symbian até “Clash of Clans” e “Civilization Change” em smartphones, estratégia sempre foi minha favorita. Recentemente, joguei “Dazhou Kingdoms” por alguns dias em um ambiente geral. Eu tive muitos sentimentos. Eu não quero me gabar disso. Quero conversar com meus amigos sobre as diferenças entre ele e outros jogos semelhantes.
Em primeiro lugar, devo dizer que o intervalo de tempo principal deste jogo é realmente longo - desde a derrota de Zhou pelo Rei Wu até a destruição dos seis reinos por Qin, quase mil anos. Isso é mais sincero do que muitos jogos de estratégia, ao contrário de algumas obras-primas de IP que se concentram apenas nos Três Reinos por décadas e enganam os sentimentos ao mudar de dinastia. Para ser honesto, joguei um jogo Java chamado “Spring and Autumn Hegemony” no Symbian há dez anos. Foi muito mais difícil que este, mas a sensação de imersão foi a mesma. Agora você pode ver os padrões de bronze, rituais e sistemas musicais das dinastias Xia, Shang e Zhou em seu celular, e até mesmo os mecanismos de “enfeoffment” e “tributo”. É como desenterrar um livro de história amarelado.
Comparado com a série “Três Reinos”, a maior vantagem deste jogo é que ele não obriga você a ter como ponto final “unificar o mundo”. Se você escolher um pequeno príncipe na Dinastia Zhou Ocidental no início, poderá ter que viver dentro da estrutura de rituais e música por várias gerações. Diplomacia, casamento, sacrifício, construção de estradas... cada passo deve ser calculado. Ao contrário de “Três Reinos”, onde você mal pode esperar para começar a lutar no primeiro round, a fase inicial deste jogo é mais parecida com a diversão “agrícola” de “Civilização”, mas o ritmo é mais lento e mais realista. No entanto, também existem desvantagens: o tutorial é muito curto e não é amigável o suficiente para novos jogadores. Levei três dias para descobrir como equilibrar o “sistema nacional” e o “sistema militar”. É fácil desistir se você não tiver paciência.
Vamos falar sobre a IU. Embora a versão 5.0 seja muito melhor que a versão anterior, para ser sincero, a operação ainda é um pouco complicada. Comparado com o design de “A Costa da Terra”, que é fácil de entender e começar, a densidade de informação deste jogo é muito alta, com guerra, estratégia, assuntos internos, diplomacia... um monte de painéis empilhados uns sobre os outros. Acho que a equipe de produção deseja restaurar a complexidade histórica, mas para usuários de telefones celulares, o ritmo de cliques e feedback não é suficientemente suave. Mas olhando de outra perspectiva, isso também mostra que o conteúdo é sólido, ao contrário de alguns jogos de estratégia online que oferecem hospedagem com um clique quando você carrega 648.
Falando em taxas, são 0 yuans para download + compra no aplicativo, o que me surpreende. Jogos semelhantes no mercado agora são forçados a pagar por passes mensais ou bombardeados com anúncios. Os pontos de pagamento para os Grandes Reinos Zhou são principalmente aceleração e skins, que não afetam a jogabilidade principal. Em comparação, “Three Kingdoms: Strategy Edition” de um certo glorioso jogo para celular ficará para trás por uma grande margem se não gastar dinheiro por um dia. Isso é chamado de cortar alho-poró. Claro que o modelo pago é uma questão de opinião, mas pelo menos este jogo permite-me recuperar a sensação de jogar a versão crackeada com tráfego grátis.
Finalmente, vamos falar sobre sentimentos. Os direitos autorais e a música deste jogo são muito atenciosos. Quando abro a interface, fico surpreso toda vez que ouço a frase “Vossa Majestade, você se lembra de Zhou Li?” Lembro-me de jogar "Tai Ge Lizhiden 5" quando estava na faculdade e também gostei do enredo do Período dos Reinos Combatentes. Agora que tenho trinta anos, não tenho muito tempo para jogar, mas ligo este jogo de vez em quando e observo as intrigas entre os príncipes e o exército Qin marchando para o oeste saindo de Hangu, o que é como ler um livro de história do qual posso participar. A única pena é que o modo multiplayer é basicamente single-player, que não tem a intensidade de jogar “Civilization 5” com colegas de quarto.
Resumindo, se você é um jogador experiente em estratégia histórica, não se importa com o ritmo lento e não se importa com o custo do aprendizado, então vale a pena tentar este jogo. Pelo menos me permitiu recuperar a sensação de calma de que “governar um país é como cozinhar comida fresca” na era dos jogos de fast food. 😌