Para ser sincero, quando vi o jogo “Animal Land Party”, fiquei chocado por um momento. Não é porque a imagem seja tão impressionante, mas de repente me lembra dos dias em que eu usava botões físicos para criar animais de estimação eletrônicos no sistema Symbian há dez anos. O jogo naquela época era muito puro, sem compras no aplicativo ou tarefas diárias, apenas um simples ciclo de desenvolvimento, mas fazia com que as pessoas se divertissem sem parar.
O atual mercado de jogos para celular, para ser sincero, mudou um pouco. Com todos os tipos de poder de luta, sorteio de cartas e classificações de ouro de criptônio, jogar se torna um trabalho. Mas a primeira impressão que tive de “Animal Land Party” foi que ele estava tentando encontrar esse tipo de felicidade simples. Gestão do zoológico + coleta de animais, essa combinação é bastante clássica. De “Zoo Tycoon” até “Crazy Zoo” mais tarde, as pessoas sempre pagaram pela jogabilidade principal.
Para ser justo, este jogo pode não ser tão bom como o das grandes empresas em termos de profundidade de desenvolvimento, mas capta dois pontos-chave: primeiro, a satisfação de cobrar e, segundo, a natureza estratégica da gestão. Sapos, caracóis, hipopótamos, rinocerontes, cada animal tem sua história. Quando você os resgata com uma equipe de expedição e observa o zoológico mudar de vazio para lotado de gente, a sensação de realização é real. Além disso, não possui o limite rígido de “você não pode jogar sem recarregar dinheiro”. A marca do modo de carregamento é 0, o que mostra que o desenvolvedor pelo menos não pretende cortar os usuários como o alho-poró.
A julgar pelas tendências da indústria, podemos realmente ver uma clara tendência de retorno nos últimos dois anos: os jogadores estão começando a se cansar daquelas rotinas de "ouro criptônio + quebra de fígado" e, em vez disso, estão mais dispostos a pagar por jogos novos, lentos e emocionais como "Animal Land Party". Muitos jogos indie no TapTap têm classificações altas porque não forçam você a recarregar ou deixam você ansioso. A Nanjing Yuanji Information Technology escolheu esse caminho, que é a direção certa.
Claro, não é isento de deficiências. Os gráficos hoje só podem ser considerados medianos, e o ciclo de jogo pode se tornar enfadonho se não for atualizado por muito tempo. Mas como um jogo de desenvolvimento relaxante, pelo menos atinge a palavra “puro”. Para um jogador de 30 anos como eu, que trabalha durante o dia e cuida dos meus filhos à noite, é muito mais confortável ligar o celular para pegar os ingressos e olhar os pequenos animais antes de dormir do que apanhar de alunos do ensino fundamental na arena.
Por fim, gostaria de dizer algo do fundo do coração: se você sentia falta daqueles jogos sem estresse no Symbian daquela época, experimente. Afinal, os jogos são para relaxar e não para jogar. 😌