图片
Para ser honesto, jogadores veteranos que usam telefones celulares desde a era Symbian têm sentimentos realmente profundos pelo gênero de simulação de direção. Naquela época, eu jogava “18-Wheeler” da Gameloft no Nokia N95 e me divertia muito toda vez que passava por um posto de gasolina. Embora a tela naquela época tivesse apenas 2,4 polegadas e eu pudesse contar os pixels com clareza, a sensação de dirigir um caminhão pesado por uma longa distância era realmente viciante. Mais tarde, joguei "Euro Truck Simulator 2" no computador e usei o volante para percorrer longas distâncias. Demorou duas ou três horas para dirigir. Agora que penso nisso, já faz dez anos.
À medida que envelheço e estou ocupado, tenho cada vez menos tempo para sentar na frente do computador e lidar com o volante. Em vez disso, estou mais disposto a pegar meu celular e correr no metrô ou durante a hora do almoço. Recentemente descobri o jogo "City Travel". No início, não tive muita esperança, porque há muitos anúncios reformulados em jogos para celular de simulação de caminhões domésticos. A taxa será deduzida automaticamente quando você entrar ou três anúncios em vídeo serão reproduzidos em cinco minutos. A experiência é muito ruim. Mas desta vez o download é gratuito e não tem compras no aplicativo, o que deu a mim, um jogador antigo, uma pontuação alta.
Vamos falar primeiro sobre suas vantagens. O que mais me impressionou foi a escolha das cenas - Monte Emei, Jiayuguan, Palácio Potala, Planalto Qinghai-Tibete e Primavera Crescente, todos são verdadeiros marcos na China. Para os jogadores nacionais, a sensação de imersão é diretamente satisfatória. Se você olhar para os atuais jogos de simulação de caminhões móveis, verá que eles são estradas rurais europeias e americanas ou cidades fictícias. Por mais bonitos que sejam, falta-lhes o sentimento de pertencimento. Dirigir meu caminhão ao redor do Palácio de Potala ou correr ao redor da Fonte da Lua Crescente me deixa um pouco emocionado. Embora eu possa não conseguir dirigir um caminhão até o Tibete em minha vida, não é ruim me divertir no jogo.
Em termos de liberdade, dá aos jogadores o direito de escolha: eles são livres para escolher o seu destino, ao contrário de muitos jogos da mesma especificação que têm de seguir uma rota fixa para completar tarefas. Para poder fazer isso no celular, os desenvolvedores trabalharam muito. Mas, para ser honesto, depois de executá-lo, o alcance do mapa não é grande, a transição entre as cenas não é perfeita o suficiente e há telas pretas de carregamento óbvias em alguns lugares. Mas, felizmente, a distância entre os pontos turísticos não é grande. Você pode chegar a um novo marco em dois ou três minutos, o que é mais amigável do que aqueles jogos em que você ainda acaba em um milharal depois de meia hora.
É hora de falar sobre deficiências. Vamos dizer a verdade sem nos gabar. A qualidade da imagem só pode ser considerada quase aceitável. O modelo do veículo tem bordas e cantos óbvios, e os detalhes da textura também são ásperos. Comparado com a versão para PC do “Euro Truck Simulator”, ele abrange duas gerações. A sensação operacional também precisa ser adaptada. A sensibilidade da direção é muito alta e é fácil desviar quando você gira levemente o volante. Eu estava dirigindo o caminhão padrão, então tive que desacelerar cedo ao virar, caso contrário iria direto para o acostamento da estrada. A otimização também precisa ser melhorada. Meu telefone é de gama média e ocasionalmente perde quadros ao ativar as configurações de alta definição. A suavidade não é tão suave quanto as produzidas pelos grandes fabricantes.
Compare-o horizontalmente com jogos semelhantes. Por exemplo, a versão móvel do "European Truck Simulator" (embora o desenvolvedor do jogo não o tenha lançado oficialmente, existem algumas versões de terceiros), "City Travel" não possui o sistema financeiro complexo deste último, acoplamento de trailer e outros conteúdos pesados. É mais focado em turismo e lazer. Não há necessidade de compará-lo com jogos de corrida como “Hurricane Express”. Este jogo não busca velocidade, apenas permite que você dirija devagar e assista devagar. Se você é como eu e quer apenas dirigir um caminhão para ver os grandes rios e montanhas da pátria e matar alguns minutos de tempo fragmentado, então é bastante adequado. O mais importante é que é gratuito, sem publicidade forçada e sem armadilhas de compra no aplicativo. Em um jogo de zero yuan, considera-se que esse desenvolvedor tem consciência.
Um último momento nostálgico. Dos blocos de pixels de 2,4 polegadas da era Saipan às paredes vermelhas e cúpulas douradas do Palácio Potala que agora podem ser vistas na tela do celular, o progresso da tecnologia dos jogos é realmente impressionante. Embora não seja perfeito, é bastante gratificante poder dirigir um caminhão para visitar o Lago Crescent e ver o Planalto Tibetano enquanto faz uma pausa no aperto do metrô. Espero que os desenvolvedores otimizem ainda mais a qualidade da imagem e adicionem mais rotas urbanas, como uma rota de longa distância de Pequim a Lhasa, que seria mais interessante. 😊
Sem me gabar, recomendo para amigos que gostam de simulação de direção em ritmo lento e querem ver paisagens domésticas.