Para ser honesto, como um jogador veterano que joga desde a era Symbian, tenho visto muitos jogos para celular nos últimos anos com a bandeira de “simulação” e “realismo”. Como resultado, ao entrar, eles encontram automaticamente o caminho ou sacam dinheiro e cartas, o que me deixa entorpecido. Mas acidentalmente vi o jogo “Truck Life” há alguns dias e joguei um pouco com a intenção de experimentá-lo. Dirigi por três horas seguidas e estava escuro do lado de fora da janela. Para não me gabar, este é provavelmente o único jogo de simulação de direção para celular que consegui me acalmar e jogar devagar nos últimos anos.
Deixe-me falar primeiro do que mais me toca: o ritmo mais lento. Você sabe, os jogos de hoje querem que você termine uma masmorra em um minuto e uma partida em três minutos. Há contagens regressivas e avisos de pontos vermelhos em todos os lugares. Mas “Truck Life” é exatamente o oposto. Não te apressa nem te apressa. Ele apenas permite que você dirija seu caminhão lentamente de uma cidade para outra no mapa aberto. O sol brilha pelo para-brisa e os campos de arroz, as montanhas e as pequenas cidades à beira da estrada passam um após o outro. Ocasionalmente, quando chove, os limpadores rangem e a imersão parece retornar à simples alegria de jogar “Need for Speed: Most Wanted” no Saipan em 2009.
A experiência de direção no jogo é bastante intensa, não a operação estúpida de apenas pisar no acelerador e voar. Você deve ser paciente ao mudar de marcha, dirigir e dar ré. Especialmente ao carregar e descarregar cargas, é necessário controlar com precisão o ângulo e a velocidade. Se você for um pouco apressado, poderá encontrar obstáculos. Mas por causa disso, sempre que uma tarefa de transporte é concluída com sucesso, a sensação de realização é particularmente real. Além disso, o sistema de modificação do veículo também é muito detalhado. Do motor, pneus à pintura interior, você pode tornar seu caminhão único passo a passo. Passei vários dias economizando dinheiro e finalmente pintei minha velha caminhonete, o que a tornou tão afetuosa quanto uma criança que criei sozinha.
Clima dinâmico e sistemas de luz e sombra também são uma vantagem. Às vezes, durante a condução, o céu fica nublado de repente, um trovão ressoa ao longe e então a chuva cai, a visão fica turva e a estrada começa a refletir a luz. Naquele momento, eu realmente reduzo a velocidade do carro inconscientemente e fico nervoso. Quando a chuva parou e o arco-íris pairou no céu, não pude deixar de parar e tirar uma captura de tela. Essas mudanças sutis são raras em jogos para celular.
Claro, o jogo não é perfeito. Por exemplo, embora o mapa seja grande, algumas rotas estão relativamente vazias, o que pode torná-lo entediante ocasionalmente. Além disso, os tipos de tarefas não são suficientemente ricos neste momento. Afinal, o dia a dia dos caminhoneiros é puxar mercadorias repetidamente. Se algumas emergências ou interações sociais puderem ser adicionadas no futuro, como formar equipes para corridas de longa distância, conversar em comboio, etc., a jogabilidade será maior. No entanto, considerando que este é um jogo gratuito, sem as irritantes armadilhas de compra no aplicativo dos jogos móveis tradicionais, já é raro.
Por fim, gostaria de dizer algo com emoção: Nesta era onde tudo deve ser rápido e “cool”, é realmente um luxo ter um jogo que permite dirigir devagar. Quando estiver cansado de dirigir, você pode parar na beira da estrada para ver o pôr do sol e ouvir música no rádio. Se você também acha que o ritmo de vida está muito acelerado e quer encontrar um lugar para respirar, vale a pena tentar “Truck Life”. 🚛🌅