Para ser honesto, como um jogador antigo que joga desde a era Symbian, sou bastante exigente em relação aos jogos match-3. Recentemente, vi alguém no fórum recomendando este Candy Candy Daily. Baixei e experimentei por alguns dias. Senti que poderia falar sobre suas vantagens e desvantagens com meus amigos e compará-lo com o clássico Candy Crush Saga.
Vamos falar sobre as vantagens primeiro. É muito fácil começar com este doce, e o design dos níveis também tem suas próprias ideias. Não oferece muitas restrições no início como Candy Crush Saga. As primeiras dezenas de níveis basicamente permitem que você se familiarize com como eliminar vários doces. Os efeitos especiais chamam muito a atenção, principalmente as cenas de explosão de doces durante a partida. Embora não sejam tão delicados quanto os produzidos pelas grandes empresas, são bastante relaxantes de assistir. Diz-se que o número de níveis é 388, o que é suficiente para jogadores leves jogarem por um tempo. Além disso, é gratuito e não possui compras no aplicativo, o que é muito amigável para quem não gasta dinheiro, ao contrário do Candy Crush Saga, onde você fica preso e quer largar o telefone se não gastar dinheiro no final.
No entanto, as deficiências também são bastante óbvias. Em primeiro lugar, a jogabilidade principal basicamente copia a estrutura do Candy Crush Saga, e até mesmo as ideias de design de alguns doces especiais são muito semelhantes. Para ser sincero, depois de tantos anos jogando match-3, quando abri este jogo pela primeira vez, quase pensei que tinha cometido um erro. Embora seja oficialmente considerado “tão divertido quanto Candy Crush Saga”, pessoalmente sinto que é mais como pegar um atalho. Quase não há inovação, exceto mudar o estilo dos desenhos animados e substituir os doces por formas de rebuçados de cristal mais adoráveis. Além disso, a curva de dificuldade do nível não é muito razoável. De repente, tornou-se extremamente difícil quando joguei por volta do nível 50. Não houve período de transição e fiquei preso por dois dias antes de passar. O sistema de adereços fornece uma variedade de adereços, mas muitos níveis não podem ser passados sem adereços, o que força você a usar adereços. Outro ponto é que o tempo de correspondência ocasionalmente fica um pouco atrasado, talvez porque a otimização não tenha sido feita o suficiente.
Comparado com Candy Crush Saga, a vantagem deste jogo é que ele é gratuito e não há ouro de criptônio obrigatório (é realmente difícil não ter ouro de criptônio depois de Candy Crush Saga). A imagem é mais fresca e brilhante, adequada para jogadores que gostam de estilos fofos. A desvantagem é que o design dos níveis carece de criatividade, a dificuldade aumenta muito no estágio posterior e os traços gerais de imitação são muito pesados. Afinal, Candy Crush Saga é a obra clássica de King. Do equilíbrio de níveis à quantidade de efeitos especiais, está muito maduro, mas este ainda está longe disso.
Em geral, se você nunca jogou Candy Crush Saga, ou apenas quer relaxar ocasionalmente no match-3, este Candy Crush pode ser usado como um substituto. Mas se você é um jogador antigo como eu, que começou a jogar Bejeweled da Zynga, pode sentir que falta um pouco de alma. Não é ostentação, é um passatempo qualificado, mas ainda falta muito para se tornar um clássico. A propósito, estou executando o Android 5.0, então ele deve funcionar em modelos convencionais.
Finalmente, sinto que existem muitos trabalhos de “tributo” no mercado de jogos para celular agora. Às vezes sinto falta daqueles jogos atenciosos no Nokia N-Gage. Mas, dito isso, posso jogar casualmente por um tempo nas horas vagas, sem ter que me preocupar em ser enganado e ganhar dinheiro. Isso pelo menos mostra sinceridade. 😊