图片
Para ser sincero, quando vi o jogo “Dawn of Kings”, a minha primeira reação foi um pouco emocionada. Sou um cara velho que veio da era Saipan. Naquela época, meu celular tinha "Urban Racing", "Cang Shen Lu" e "Island Elegy" instalados no meu celular. Eu poderia jogar centenas de jogos K Java repetidamente durante vários meses. Olhando para o mercado de jogos mobile agora, os gráficos estão mais refinados e os sistemas mais complexos, mas sempre sinto que falta a pura alegria daqueles anos. 😅
Vamos divagar um pouco mais e falar sobre “Dawn of Kings”. Para ser honesto, este jogo não é novo em termos de tema – fantasia sombria, batalha no reino, ascensão do herói, típica rotina SLG do tipo COK. Mas depois de jogar com cuidado, há algo que vale a pena falar. O primeiro são os gráficos. Embora não seja de primeira linha hoje, ele funciona perfeitamente na plataforma 5.0 e o layout da IU também é muito claro. Não há orientação forçada de "aviso de carteira". O modelo de carregamento está marcado com 0, que na verdade é download gratuito e compra no aplicativo. Este modelo é muito comum agora. De “Clash of Clans” a “Awakening of Kingdoms”, todos estão acostumados ao ritmo de “você pode jogar sem gastar dinheiro, mas leva tempo”.
Acho que a maior tendência no desenvolvimento de jogos mobile agora é a “diferenciação”. De um lado estão jogos em grande escala e de alta qualidade de investimento, como "Genshin Impact" e "Glory of Kings", e do outro lado está um grande número de SLG homogêneos e produtos de reskin de cartas. "Dawn of Kings" fica no meio. Sua jogabilidade é, na verdade, mais próxima do antigo “Clash of Kings” – agricultura, construção de tropas, batalhas de alianças e lutas contra chefes. O ciclo central está muito maduro, mas não há inovação revolucionária. Não estou me gabando, mas se você é um jogador antigo de SLG, saberá o que fazer depois de jogar por dez minutos. 😌
Mas o que quero dizer é que esta abordagem “constante e estável” é exactamente a forma como muitos pequenos e médios fabricantes sobrevivem hoje. Do ponto de vista das tendências da indústria, de 2023 a 2024, o crescimento do mercado de jogos para celular atingirá o pico e o custo de compra se tornará cada vez mais alto. Os grandes fabricantes estão a lutar pelas capacidades de propriedade intelectual e de industrialização, enquanto os pequenos fabricantes estão a começar a favorecer produtos que “reduzem o limiar e prolongam o ciclo de vida”. Fuzhou Longteng Jianhe, o desenvolvedor de “Dawn of Kings”, já trabalhou em SLGs com tema do Oriente Médio, como “Revenge of the Sudan”, e tem muita experiência em segmentos de mercado. O cenário de fantasia ocidental desta vez também pode visar o mercado em declínio na Europa e nos Estados Unidos.
Do ponto de vista do jogador, acho que a tendência atual é um pouco preocupante. Muitos jogos consideram “fígado” e “criptônio” como o núcleo, e até fazem do PVP um esmagamento numérico de “quem cobrar mais vence”. Depois de experimentar “Dawn of Kings” até agora, pelo menos o estágio de novato é amigável e não há nenhum design malicioso que faça com que o jogo trave sem recarregar. O desenvolvimento de assentamentos e a expansão do território também dão aos jogadores agrícolas algum espaço para respirar. No entanto, nas fases intermédias e finais, a intensidade das batalhas de alianças irá inevitavelmente aumentar a disparidade de pagamento. Este é um problema estrutural dos jogos SLG que por enquanto não tem solução.
Por fim, gostaria de dizer que desde a era Saipan até agora, os gráficos dos jogos para celular melhoraram e a jogabilidade tornou-se mais complexa, mas há cada vez menos jogos que posso jogar por mais de um mês. Ocasionalmente, quando vejo um trabalho como “Dawn of Kings” que tem um sistema sério e não tem muitos truques sofisticados, ainda sinto falta da simples sensação de “este jogo é muito divertido” quando joguei jogos Java no Nokia. Espero que a indústria possa ser menos censuradora e ter mais respeito pela jogabilidade. 🤔