Para ser honesto, os jogos para celular tornaram-se cada vez mais importantes nos últimos dois anos, com mundos abertos, desenvolvimento de cartas e tarefas diárias o tempo todo. Brincar é como trabalhar. Sou um jogador veterano de 30 anos que joga Snake e Arkanoid desde a era Symbian. Às vezes sinto muita falta da pura sensação de apenas abrir o jogo e jogar algumas partidas divertidas sem ter que usar o cérebro para coletar materiais. Recentemente, experimentei acidentalmente "Yao Ji Fishing" e isso me tocou um pouco.
Não é para me gabar, mas a categoria de pesca é realmente muito antiga. Houve várias versões na era Java. Naquela época, a tela era pequena e os efeitos especiais eram difíceis, mas todos se divertiam muito brincando com a Nokia. Os gráficos são, obviamente, muito mais refinados agora. “Yao Ji Fishing” tem uma rica variedade de espécies de peixes, os efeitos especiais das balas de canhão e o feedback das explosões das moedas de ouro são bastante relaxantes e não há limite para começar. O mais importante é que ele não cobra um centavo, não tem publicidade forçada e não tem a armadilha oculta de “arranhar se não recarregar” – pelo menos foi assim que joguei até agora. Você só precisa mirar, atirar, observar as moedas de ouro caírem e pronto.
Através deste jogo, gostaria de falar sobre uma pequena tendência na indústria de jogos para celular: o ressurgimento da jogabilidade retrô. Nos últimos anos, jogos pesados para celular tornaram-se cada vez mais populares e a taxa de rotatividade de usuários também é alta. Pelo contrário, jogos clássicos como pesca, entretenimento e parkour ganharam gradualmente participação de mercado porque são leves, diretos e fragmentados. Principalmente na era pós-epidemia, muitas pessoas esperam relaxar no menor tempo possível e não precisam mais se preocupar com equipamentos e poder de combate. Esta versão feita pelo desenvolvedor Shanghai Shuyu realmente captura esse ponto - empacotando a jogabilidade antiga com um novo motor, mas sem design comercial excessivo, permitindo aos jogadores retornar ao prazer de "jogar" em si.
Claro, os jogos de pesca também são controversos. Por exemplo, nos primeiros anos, algumas versões imitadoras tinham anúncios integrados para enganar cliques ou induzir recargas. Mas “Yao Ji Fishing” parece ser bastante cuidadoso até agora. Tenho um velho amigo que é planejador na indústria de jogos. Ele disse que muitas pequenas fábricas estão agora começando a fazer esse tipo de "jogo de subtração" porque as grandes fábricas estão acumulando materiais e as pequenas fábricas podem sobreviver confiando na relação custo-benefício e na reputação. Só não sei até onde essa “tendência retrô” pode ir. Afinal, os gostos dos jogadores estão mudando rapidamente. Talvez a pesca no metaverso se torne popular novamente amanhã 😂
Resumindo, se você está procurando entretenimento puro e estúpido de vez em quando, vale a pena tentar este jogo. Os telefones Android rodando na plataforma 5.0 também podem funcionar sem problemas, o que é bastante amigável para telefones de baixo custo. Tenho esperado por essa sensação de “abrir e brincar” desde os tempos do Symbian e agora estou de volta. Espero que haja mais trabalhos como esse e que os jogos mobile não acabem virando jogos de gestão financeira. 🙏