Para ser sincero, tenho mergulhado na seção "Paraíso Feliz" há muito tempo recentemente. Hoje vi alguém recomendando “Crise Aérea”. Acontece que desci e tentei há alguns dias, para poder conversar um pouco.
Deixe-me falar sobre mim primeiro. Jogo jogos para celular desde a era Symbian. Naquela época, eu jogava Snake and Space Shooting com gosto. Avancei mais de dez anos e agora tenho trinta, mas bons jogos ainda podem me manter entretido. Na verdade, quando vi pela primeira vez o desenvolvedor de “Air Crisis”, “Henan Xinmang Digital”, não tive grandes esperanças. Afinal, havia muitas pequenas fábricas nacionais produzindo tiros verticais e poucos conseguiam persistir em jogá-los. Mas é gratuito e, com a plataforma 5.0, até telefones antigos podem executá-lo, então tentei com uma mentalidade nostálgica.
Sem querer me gabar, este jogo é bem mediano em seu gênero, mas acho que tem um charme um pouco "old school". Vamos falar primeiro sobre as vantagens: parece sólido, o feedback para esquivar e atirar é muito direto e não há mira automática sofisticada ou efeitos especiais em tela inteira. Hoje em dia, muitos jogos de tiro vertical distribuem um monte de adereços invencíveis e depois forçam você a recarregar dinheiro. Embora “Aerial Crisis” também tenha um sistema de atualização de armas, o ritmo é muito confortável. Abater aviões inimigos derrubará equipamentos e você precisará economizar um pouco para atualizar. Isso não fará você sentir que está sendo pressionado pelo sistema. Além disso, o design da barragem inimiga é um pouco interessante. Diferentes aviões de combate têm diferentes níveis de proteção. Você deve observar pacientemente a balística e não fazer movimentos bruscos. Esse tipo de “tiro em ritmo lento” na verdade testa as previsões, e jogadores veteranos deveriam gostar.
Claro que existem desvantagens. Primeiro de tudo, os gráficos... o estilo de pixel é um pouco áspero. Embora possa ser entendido que foi otimizado para a plataforma 5.0, ainda é um pouco pior do que os atuais jogos para celular 2.5D. Os efeitos sonoros também são bem monótonos, com apenas “ta-da-da” e “boom” o tempo todo, o que cansa os ouvidos depois de tocar por muito tempo. Além disso, os níveis são um pouco repetitivos. Os primeiros níveis são basicamente inimigos com nova aparência e não há profundidade suficiente. Comparado com jogos semelhantes como "Thunder Fighter" e "Galaxy on Fire", falta a jogabilidade desenvolvida pelo RPG e é mais parecido com um jogo de arcade curto e rápido.
Mas, dito isso, é muito cuidadoso poder jogar gratuitamente neste nível por 0 yuans. Hoje em dia, muitos jogos para celular são anunciados como gratuitos, mas todos os pacotes de presentes pop-up estão lá e você será solicitado a sair depois de jogar por dez minutos. Esta “Crise Aérea” nem sequer tem um primeiro tiro. Depende inteiramente de operação e paciência. Isso me lembra dos dias inocentes de “desbloquear novas asas ao passar de nível” em Saipan. Como uma mistura nostálgica, vale a pena tentar, mas não espere que dure alguns meses.
Finalmente, para ser honesto, se você é um jogador de dez anos como eu e está procurando a sensação de “confiar mais na tecnologia do que no dinheiro”, você pode tentar; se você é um jovem jogador em busca de gráficos e enredo, pode achar isso um pouco grosseiro. Mas é grátis, então você não perderá mesmo se excluí-lo. Se os velhos amigos desta seção tiverem tempo, você pode jogar a seguir e falar sobre as lembranças daqueles tiroteios verticais daquela época! 😄