Para ser honesto, como uma pessoa idosa como eu, que joga desde a era Symbian, meus requisitos para jogos não são mais tão sofisticados, mas a sensação de qualidade pode ser sentida depois de jogar por dez minutos. Fiquei um pouco surpreso com o jogo "I Was an Emperor in the Qing Dynasty" lançado recentemente pela Click Technology, não porque seja incrível, mas porque vive de uma maneira "old-school" - isso se tornou uma atitude na era atual de localização automática de caminhos e envio de imagens para tela inteira com um clique.
Vamos falar primeiro sobre a experiência central deste jogo: você se torna um imperador, administra o harém, dá à luz príncipes, luta e se casa. Parece semelhante a um monte de jogos de navegador no mercado, onde o palácio da Dinastia Qing muda de roupa e os palácios lutam entre si. Mas se você realmente jogar, descobrirá que é mais um desenvolvimento baseado em simulação do que puramente baseado no enredo. Não há cenas sangrentas como “escolha a rainha e lute”. Em vez disso, permite que você administre o harém, treine o príncipe e participe da guerra nacional. Esse desenho era muito comum por volta de 2015, mas agora se tornou uma espécie rara.
Comparei-o com os jogos de palácio femininos mais populares e a diferença é óbvia. Por exemplo, "Fu Sheng Wei Qing Ge" ou "The Legend of Concubine Xi", eles colocam mais ênfase na substituição de papéis, fazer amor e interação social, e os gráficos são mais refinados, mas a profundidade da jogabilidade é um pouco tênue. Depois de um mês de jogo, só falta tirar as cartas e assistir ao enredo. E quanto a “Eu fui um imperador na dinastia Qing”? O estilo de pintura é realmente antigo e a interface do usuário é grosseira, mas sua cadeia de jogo é muito completa – você tem que ir a tribunal, redigir, educar seus filhos e se envolver na diplomacia todos os dias. Cada link está interligado e há um crescimento numérico real. Para jogadores experientes que gostam de “cultivar” e “criar filhos”, essa sensação de realização do começo ao fim é mais prática do que conseguir uma esposa SSR.
Claro, as deficiências também são óbvias: é pesado, é tendencioso para o criptônio (embora seja gratuito para jogar) e o sistema social é relativamente simples. As alianças matrimoniais são puramente instrumentais e não têm muito calor. Se você está procurando feedback instantâneo e uma sensação de entusiasmo, pode achar o ritmo lento; mas se você é como eu e sente falta da experiência completa de “Qing Palace Q” ou “Plano de Desenvolvimento do Imperador”, então este jogo é para você.
Para ser honesto, a indústria de jogos agora está se concentrando em gráficos, IP e marketing de vídeos curtos. Produtos antigos como esse, que sobrevivem à profundidade da jogabilidade, me deixam à vontade. Não é perfeito e até um pouco desatualizado, mas permite seriamente que você seja um imperador por um tempo, em vez de torná-lo uma ferramenta empurrada pela trama. Não é uma pena, mas se você consegue aceitar o estilo de pintura de dez anos atrás, ou quer recuperar a sensação de “construir uma cidade todos os dias”, você pode tentar.
Uma última palavra de emoção: desde “Diamond Love” na era Saipan até as principais empresas de jogos para celular de hoje, há cada vez menos jogos que me permitem me acalmar e escrever resenhas. Para uma empresa como a Click Technology que segue a jogabilidade tradicional, basta jogar e apreciá-la.