Para ser sincero, tenho visto muita gente discutindo sobre jogos de sobrevivência recentemente, o que me lembra aqueles clássicos que eu jogava no Symbian. Não vou me gabar disso. Embora as condições da época fossem simples, a criatividade e a jogabilidade do jogo são realmente nostálgicas.
Há dois dias, encontrei acidentalmente um jogo para celular chamado "Escape from the Galaxy". Quando vi que o desenvolvedor era Shenzhen Tianyi Summer e o modo de carregamento dizia 0, fiquei imediatamente interessado. Baixei e joguei por um dia, e descobri que esse jogo realmente me deu a sensação de passar dez minutos na aula. 😌
O jogo começa com o protagonista em pé sobre uma jangada quebrada, rodeado pelo mar, com apenas um anzol na mão. Para ser honesto, esta configuração inicial é muito semelhante ao “Casting Island Survival” que joguei no N72 naquela época, mas “Escape from the Galaxy” é obviamente mais hardcore. Você só pode contar com ganchos para pegar coisas que flutuam no mar, como madeira, plástico, cocos e até caixas de madeira com comida e água escondidas dentro. No início está tudo bem, e você pode sobreviver por alguns dias apenas pegando coisas, mas logo você descobrirá que os recursos na ilha estão cada vez mais difíceis de encontrar, e você terá que começar a fabricar ferramentas, cultivar vegetais, purificar a água do mar e entrar completamente em um modo autossuficiente.
O que mais me surpreendeu foi o elemento zumbi. A princípio pensei que fosse apenas um simulador de rafting, mas enquanto brincava, outra jangada flutuou de repente na minha frente, com várias figuras retorcidas em cima dela. Antes que eu pudesse reagir, ele se lançou sobre mim e me mordeu. Sim, você encontrará zumbis neste jogo e só poderá escolher um de dois: matá-los e obter o saque; ou ser morto e recarregar o jogo. Não sou uma pessoa com deficiência, mas essas mortes precoces foram realmente trágicas. Isso me lembrou da emoção de me esconder na cama e tocar “Dead Rising”.
Também passei por diversas ilhas desertas no caminho. Quando fui procurar suprimentos, descobri que havia casas abandonadas, máquinas enferrujadas e até dispositivos estranhos nas ilhas. Depois de trabalhar nisso por muito tempo, descobri que na verdade existe uma linha principal escondida no fundo deste jogo: Por que você está à deriva? De onde vêm os zumbis? Escapar da galáxia significa que todo o planeta caiu? Embora o enredo não seja preenchido com grandes parágrafos de texto, esses cenários fragmentados deixam espaço para a imaginação.
Para ser honesto, no mercado atual de jogos para celular, é fácil conseguir dinheiro para comprar cartas, encontrar caminhos automaticamente e completar o jogo com um clique. Jogos como “Escape from the Galaxy”, que honestamente permitem que os jogadores sobrevivam confiando em operações e estratégias, são raros. Não há compras no aplicativo durante todo o jogo e a experiência é puramente baseada em uma jogabilidade intensa. Joguei cerca de sete ou oito horas e ainda estou na fase de treinamento. Não sei se haverá encontros mais emocionantes no futuro. Mas apenas pelo design da moldura da era antiga e pela atitude não impetuosa, vale a pena sentar e jogar para jogadores veteranos.
Se você também sente falta da era Saipan ou está procurando um jogo de sobrevivência puro que não requer fígado ou criptônio, é melhor tentar. 😊