图片
Para ser sincero, quando vi esse “Stickman Attack”, fiquei atordoado por vários segundos. Como um jogador veterano que joga stickman desde a era do Nokia N95, é como se de repente desenterrasse sua camiseta favorita do guarda-roupa antigo, o que é familiar e um pouco como voltar no tempo. Um olhar mais atento revela que este jogo não é na verdade um simples remake, mas uma versão Stickman War Collection feita pela Shenzhen Yuyou Technology. Ele inclui três modos de jogo: estratégia clássica, tiroteio e cartas, o que é considerado uma tentativa mais sincera.
Vamos falar da parte que mais me atrai: o sistema de contenção de tropas. Este design é muito antigo, mas muito sólido. O espadachim pode derrotar o arqueiro, o arqueiro pode derrotar o lanceiro e o lanceiro pode bloquear o espadachim, formando um ciclo triangular. Para ser honesto, esse tipo de mecanismo não era incomum nos jogos Symbian daquela época. Por exemplo, lembro-me de um jogo chamado “Stickman War”, que contava com esse tipo de estratégia para me fazer jogá-lo repetidas vezes. Hoje em dia, muitos jogos para celular estão focados em acumular valores e lutar pelo ouro criptônio, mas esquecem que a lógica de restrição mais básica é a alma dos jogos de estratégia. Cada tipo de tropa neste jogo tem pontos fortes e fracos claros. Por exemplo, espadachins têm alto rendimento corpo a corpo, mas ficam alertas quando se deparam com encontros de longo alcance. Os arqueiros sofrem danos explosivos, mas desmaiam quando os lanceiros se aproximam deles. Isso exige que você ajuste a ordem das tropas no local de acordo com a escalação do oponente e até mesmo preveja a direção de atualização do oponente. Esse tipo de sentimento de jogo é, sem exagero ou calúnia, muito melhor do que muitos jogos que fingem ser de estratégia, mas na verdade empilham tropas sem pensar.
Mas também tenho que dizer a verdade. O estilo stickman em si é muito emocional e a riqueza da jogabilidade não excede as expectativas. A diferença entre a versão clássica e a versão tiroteio reflete-se principalmente nos tipos de tropas e mapas. Por exemplo, a versão tiroteio tem mais pistolas, atiradores, etc., mas a lógica subjacente ainda é o mesmo ciclo de restrição. Acho que a versão em cartão é um destaque. Transforma as unidades em cartas colecionáveis. Cada carta tem habilidades independentes, como "Swordsman Charge" pode acelerar e "Archer Volley" pode atordoar. Esta é uma nova emoção para jogadores que gostam de colecionar e combinar. Mas o problema é que o equilíbrio da parte do cartão ainda precisa ser polido. Algumas cartas raras são muito fortes e os jogadores livres podem se sentir pressionados. Claro, o modelo de cobrança é um sistema de zero yuan, o que significa que você pode jogar sem gastar dinheiro, mas é mais lento. Como jogador antigo, aprecio muito essa atitude de respeitar os jogadores, pelo menos é melhor do que quem tem consciência.
Além disso, tenho que ser objetivo em relação à imagem. O estilo stickman em si não requer configuração, por isso funciona muito bem no sistema 5.0, sem atrasos ou travamentos. Os movimentos dos personagens ainda são relativamente simples, apenas o toque clássico de um stickman, mas os efeitos especiais de ataque e efeitos de partículas realmente melhoraram ao longo dos anos. Por exemplo, o espadachim tem uma pós-imagem azul quando balança a espada, e o arco e a flecha emitem um som de vento forte. Embora não esteja no nível de uma obra-prima 3A, é confortável de assistir. Os efeitos sonoros são relativamente nostálgicos. As batalhas ferozes são combinadas com efeitos sonoros calmos, que não são barulhentos. Em vez disso, eles lembram às pessoas a época em que elas estavam escondidas na cama e jogando em seus celulares.
Finalmente, deixe-me falar sobre minha opinião geral sobre este jogo. Se você é um jogador antigo da era Symbian, definitivamente vale a pena experimentar este jogo, porque permite que você recupere aquela sensação de realização de "usar estratégia em vez de usar sua carteira". Se você é um jogador jovem e nunca foi exposto à série Stickman, então é o suficiente como um jogo de estratégia casual, mas não espere operações muito complexas ou combos refrescantes. É mais como um jogo de tabuleiro de raciocínio lento. Estou jogando há três dias, cerca de uma hora por dia. Ainda estou jogando o Capítulo 4 do modo clássico. Sinto que a combinação de tropas ainda precisa ser explorada e a jogabilidade não é baixa. O único pequeno arrependimento é que se você puder entrar na batalha online ou criar seu próprio modo de mapa, esta coleção pode realmente se tornar um deus.
Como jogador de dez anos, ainda digo a mesma coisa: um bom jogo não precisa necessariamente ter gráficos lindos, basta que você esteja disposto a passar um tempo mergulhando em seu mundo. Este jogo faz isso.