Olá a todos, sou um revisor. Hoje falarei sobre o jogo “Soul Island”. Para ser honesto, fiquei um pouco hesitante quando o comprei – outro jogo de sobrevivência sandbox? Mas depois de jogar por dois ou três dias, descobri que era realmente um pouco diferente. Hoje não vou apenas me gabar ou criticar. Quero usar este jogo para discutir com vocês o que devemos prestar atenção ao avaliar o jogo.
Vamos falar sobre a imagem primeiro. "Soul Island" adota um estilo desenhado à mão, não o tipo de textura que busca o realismo extremo, mas sim representações de desenhos animados com cores brilhantes e detalhes ricos. O cenário da ilha inclui vegetação, cavernas e praias. As mudanças de luz e sombra são muito naturais e a alternância entre dia e noite não é abrupta. Acho que esse nível está acima da média nas plataformas mobile, com nota 8. Porém, os critérios de pontuação precisam ser discutidos por tipo. Se colocado em um jogo de sobrevivência, esse estilo será reconhecível - não será preenchido com “Unreal 4 Stitch Monsters” como alguns produtos homogêneos.
A jogabilidade é o destaque. Sobrevivência, sandbox, RPG, exploração de enredo, os quatro estão bem integrados. No início, você é um sem-teto em Soul Island e precisa coletar recursos, fabricar ferramentas e construir um abrigo do zero. Ao mesmo tempo, existe uma trama principal: salvar sua família. Este enredo não é apenas um show, ele avança por meio de exploração, diálogo e descriptografia. Os NPCs têm personalidades e suas escolhas afetarão o final. A parte sandbox possui um alto grau de liberdade. Você pode construir casas, fazendas e domesticar animais, mas não é tão completamente aberto quanto o Minecraft. Os elementos de RPG são refletidos no crescimento do personagem, nas árvores de habilidades e nos sistemas de equipamentos. O ritmo geral não é particularmente rápido e foi um pouco lento nas fases iniciais. Mais tarde, aprendi a organizar meu tempo de maneira razoável e tudo melhorou. Dei 7,5 pontos à jogabilidade e deduzi 0,5 pontos porque a orientação do tutorial é um pouco fraca. Os novatos podem não saber o que atualizar primeiro e qual chefe lutar primeiro.
Em termos de dinheiro, o download deste jogo é gratuito e o shopping vende skins, acessórios de aceleração e materiais raros. Dei uma olhada mais de perto e descobri que a maior parte do conteúdo principal (como o enredo principal, a exploração completa do mapa e a maioria das habilidades) não requer nenhum dinheiro. Não importa se você compra suportes de aceleração ou não, porque você pode confiar totalmente no seu fígado. Mas há um problema: se você não gastar dinheiro, a capacidade do armazém ficará um pouco apertada e exigirá triagem frequente. Na verdade, este é um projeto forçado, mas não muito sério. Dou 7 à Dimensão Dourada de Krypton. Não é obscuro nem arrogante. É um dos jogos grátis mais conscientes.
Em termos de interação social, atualmente existe apenas interação assíncrona (como visitar a casa de outras pessoas e curtir), e não há formação de equipe em tempo real ou PVP. Na verdade, isso está de acordo com o posicionamento de uma experiência imersiva para um jogador, mas se você gosta de jogar com amigos, pode se sentir solitário. A dimensão social marcou 6 pontos, o que não é rico o suficiente, mas não deduz pontos porque o jogo em si não é focado na interação social.
Resumindo, acho que “Ilha das Almas” merece uma avaliação geral de 7,5 pontos (em 10 pontos). De onde veio essa pontuação? Meus critérios de pontuação são: gráficos, jogabilidade, monetização e interação social representam 25% cada, mas serão ajustados com base no tipo de jogo. Por exemplo, na categoria sandbox de sobrevivência, o peso da jogabilidade é aumentado para 35% e o peso social é reduzido para 15%; se for um jogo online, o peso social será maior. Este jogo tem um bom equilíbrio entre jogabilidade e dinheiro, e os gráficos também são únicos. As únicas deficiências são a interação social e a orientação precoce. Portanto, 7,5 é uma pontuação razoável – é bastante divertido, mas ainda está longe de ser uma “obra-prima”.
Finalmente, vamos falar sobre os próprios critérios de pontuação. Muitas pessoas tendem a ir a extremos ao avaliar: ou dão nota máxima por causa de sentimentos, ou dão notas baixas por causa de um pequeno bug. Acho que é mais racional primeiro esclarecer qual plataforma é para os jogadores, depois dividir cada dimensão e, finalmente, adicionar uma “pontuação de experiência abrangente” para considerar se o jogo supera as expectativas. Por exemplo, "Soul Island", como um jogo gratuito para celular, é melhor do que eu esperava - o enredo, o gerenciamento de recursos e o sistema de produção são todos sinceros. Mas se você comparar com 3A, é claro que não funcionará. Portanto, deve haver um quadro de referência para pontuação.
Ok, tendo dito tudo isso, só quero te perguntar: quais dimensões você mais valoriza na hora de avaliar jogos? Foto? Trama? Ou sem dinheiro? Bem-vindo ao bate-papo na área de comentários, talvez da próxima vez eu possa usar seus padrões para testar novos jogos. 😄