Olá a todos, sou um observador de e-sports. Eu costumo assistir KPL e LPL. Recentemente, meu amigo me convidou para experimentar o jogo de tênis de mesa para celular "Arcade Billiards Master". Inesperadamente, fiquei um pouco viciado 😅. Como um jogo competitivo que se concentra em batalhas em tempo real entre pessoas reais, sua jogabilidade é na verdade muito semelhante à bola oito da vida real, mas as atualizações recentes da versão me forçaram a falar sobre seu impacto no ambiente competitivo.
Vamos falar primeiro sobre o histórico. O principal ponto de venda deste jogo são os “parâmetros físicos reais”, ou seja, o ângulo, a força, a rotação e outros fatores de sua rebatida na bola afetarão diretamente a trajetória do gol. Isso é muito semelhante ao ajuste dos valores dos heróis nos jogos MOBA. Uma pequena mudança de parâmetro pode levar a uma subversão do estilo de jogo. Por exemplo, após a atualização da versão no mês passado, o oficial reduziu o coeficiente de atrito da bola branca quicando na borda da biblioteca. Este é um golpe direto para os jogadores profissionais, porque muitos mestres confiam em cálculos precisos de rebote para suas estratégias de movimentação e posicionamento da bola. Observei vários jogos comunitários, e as taxas de acertos de "back stick" e "high ball" de muitos jogadores caíram significativamente, e eles tiveram que mudar para um ataque em linha reta mais conservador.
Por outro lado, a versão também ajusta a sensibilidade da “barra de força”, e agora a alavanca exige um funcionamento mais preciso. Jogadores comuns podem pensar que "não importa como você jogue, tudo vai dar errado", mas em jogos de última geração, isso deu origem a um novo sistema tático - algumas pessoas começaram a estudar "biblioteca de light stick" ou "soft plug" para evitar erros causados por alta sensibilidade. Esse tipo de iteração de versão força os jogadores a evoluir seus estilos de jogo, assim como as equipes da LPL são forçadas a desenvolver novas rotinas sempre que o equipamento muda.
No entanto, também notei que os desenvolvedores pareciam pretender equilibrar o “limiar de operação” e a “visibilidade”. O último anúncio dizia que o “sistema de prompt de movimento” será otimizado, o que significa que a trajetória predefinida será exibida antes do jogador bater na bola. Isso me lembra a função de bloqueio de pequeno mapa no KPL. Embora reduza a pressão sobre os novatos, também enfraquecerá a vantagem antecipatória dos melhores jogadores. Actualmente, a opinião pública na comunidade está polarizada. Algumas pessoas acham que se trata de uma “mudança para aumentar a aleatoriedade”, enquanto outras acham que é “mais justo”. Tenho tendência a acreditar que, desde que o motor de física mantenha um elevado grau de fidelidade, este sistema auxiliar pode realmente permitir que os jogadores se concentrem mais em jogos estratégicos, como usar dicas para enganar os seus adversários nas suas previsões.
A última coisa que quero dizer é que, como um jogo para celular, é difícil ajustar os heróis com a mesma frequência que o LOL, mas o equilíbrio dos jogos de bilhar é mais sutil – o tamanho da mesa, a taxa de rotação da bola e até mesmo a curvatura da borda do saco de bolas podem ser ajustados. Recomenda-se que você preste mais atenção ao log de atualização de versão, especialmente aquelas entradas que não dizem “corrigir bugs”, mas “otimizar o desempenho físico”, que geralmente contêm alterações importantes. Você também pode tentar diferentes ângulos de rebatida durante o treinamento diário para se adaptar ao novo ambiente. Afinal, o charme dos jogos competitivos está em se romper constantemente 🌟.