Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, o que eu mais desejava todos os dias era que, depois da sala de estudos noturnos, eu guardasse secretamente o GBA na minha mochila e me aconchegasse debaixo da colcha para jogar "The Legend of Zelda" ou "Fire Emblem". A pequena tela, a luz de fundo amarelada e o som de "guincho" quando a fita está sendo lida são elementos da juventude aos quais nunca será possível retornar. Mais tarde, com o PSP, finalmente consegui jogar “Monster Hunter” com gráficos mais lindos. Joguei monstros online com meus irmãos até as três da manhã e fui para a aula no dia seguinte com olheiras. Agora pense bem, o que perseguimos naqueles anos não eram jogos, mas pura felicidade e companheirismo.
Eu estava vagando pela app store há dois dias e vi este jogo para celular "Prophecy World", que na verdade me deu a ilusão de viajar no tempo. Oficialmente, é considerado um jogo 2.5D autorizado exclusivamente pelo jogo para PC Prophecy OL. Para ser sincero, naquela época eu jogava Prophecy OL no PC. Naquela época, os cibercafés estavam cheios de assistentes de botões e scripts ociosos. Em vez disso, preferi jogar o combate em tempo real de “Phantasy Star” em um console portátil. Mas os sistemas “Rage Transformation” e “Dual Skills” deste jogo para celular me lembram a jogabilidade de combinação de cartas de “Kingdom Hearts: Chain of Memories” no GBA. Embora um seja um RPG de ação e o outro uma estratégia de cartas, a sensação de “combinar habilidades livremente para criar combos” traz a juventude de volta!
O que mais me surpreende são as “dez mil pessoas servindo o mesmo servidor” e “conquistando cidades e territórios”. Quando eu jogava “Final Fantasy Tactics” em um console portátil, o que eu mais gostava era da diversão de organizar tropas e traçar estratégias. A batalha de cerco de “Prophecy World”, embora esteja na tela do celular, me lembra o ritmo de “bater os tambores e comandar o exército” quando joguei “Pa Ta Bang” no PSP – é o tipo de experiência onde “uma pessoa pode sentir o sangue da legião”. E suporta o sistema 4.0 para funcionar sem problemas. Comparada com a baixa taxa de quadros e a velocidade de leitura de disco dos consoles portáteis da época, essa otimização é realmente comovente.
É claro que, quando digo isso, não quero pedir que você desista do seu console portátil e jogue jogos para celular. Eu simplesmente sinto que se eu pudesse voltar no tempo e combinar a jogabilidade clássica do GBA/PSP com a atual tecnologia de jogos móveis e funções sociais, provavelmente seria a sensação que “Prophecy World” me dá. Ele não tem a estranheza de uma tela sensível ao toque, mantém a sombra dos jogos de PC e incorpora algumas das conveniências de “pegar e jogar a qualquer hora” da era portátil. Se você também sente falta dos dias de jogar em um console portátil, experimente este jogo. Talvez você possa encontrar a alegria de provocar cheats do GBA nas “habilidades duplas”. 🕹️✨