Ainda me lembro daquela época em que enfiei secretamente o GBA na minha mochila escolar, me encolhi no canto do parquinho com meus melhores amigos depois da escola, me escondia do professor e trocava Pokémon online. Foi a lembrança mais apaixonante de todo o período do ensino médio. Mais tarde também joguei muito no PSP e NDS, mas só na série Pokémon, de Ruby, Sapphire a Pearl e Diamond, cada geração era como um velho amigo, acompanhando-me em inúmeras noites sem dormir.
Recentemente, baixei um jogo chamado “Pocket Evolution” no meu celular. Eu estava bastante cético no início. Afinal, os jogos para celular se tornaram muito fast-food hoje em dia, e você pode ganhar dinheiro e comprar cartas a cada passo. Mas depois de jogar por alguns minutos, puta merda, quando aquela BGM familiar começou a tocar, meus olhos quase ficaram molhados - não é o mesmo cheiro do emulador de GBA daquela época? Os três bichinhos fofos do início ainda são o clássico triângulo de grama, água e fogo, e até seus gritos são exatamente os mesmos. E todas as cenas do mapa, de cavernas florestais a vulcões, lagos e mares, cada cena parece ter sido cortada da fita cassete de Lao Ren, mas com filtros de alta definição e efeitos de luz e sombra adicionados, funciona tão suavemente quanto um chá com leite sedoso.
O que mais me surpreende é que ele mantém os desafios completos do ginásio e o enredo dos Quatro Reis Celestiais! No passado, no GBA, eu podia jogar SL repetidamente durante meia hora para derrotar um líder de ginásio; agora no celular ainda parece o mesmo, mas elimina o problema de carregar arquivos, a operação da tela sensível ao toque é otimizada para maior conforto e o feedback dos botões virtuais é muito melhor do que o esperado. Até sinto que é mais divertido do que jogar a versão original em um emulador porque não preciso mais suportar atrasos e quedas de frames. Ah, a propósito, também tem lojas embutidas, lojas de departamentos, cidades insulares e até torres de batalha. Simplesmente combina o melhor de “Emerald” e “Dark Phantom” 🤯
Claro, como jogador veterano, tenho que ser honesto. O estilo de pixel granulado do GBA original é exclusivamente romântico e, embora a qualidade da imagem de “Pocket Evolution” tenha sido atualizada, falta a sensação retrô áspera. Felizmente, o desenvolvedor não mudou isso aleatoriamente. Os valores e características dos elfos seguem basicamente a versão original. O Pikachu que criei ainda é o deus inútil do couro, e não consegue vencer Xiaogang e Big Rock Snake hahahaha 😐 E o mais cuidadoso é que este jogo é totalmente gratuito e não há nem janela pop-up de compra no aplicativo. O desenvolvedor é um verdadeiro fã!
Resumindo, se alguém me perguntar se existe algum jogo para celular que possa trazer de volta a sensação de simulador do passado, recomendarei sem hesitação. Não perca se você é uma festa nostálgica. Embora você não possa voltar à sua juventude, você pode pelo menos reviver as aventuras daqueles anos no seu dispositivo portátil 💪 De qualquer forma, já estou na minha terceira academia, então vamos trocar flashes online quando tiver tempo!