图片
Para ser honesto, eu estava arrumando meu telefone recentemente e encontrei um jogo antigo "Master of Dragon Breeding", e de repente percebi que jogo jogos para celular há quase 20 anos. Dos minijogos Java da era Saipan aos atuais “Genshin Impact” e “King of Kings”, as mudanças foram realmente grandes.
Não vou me gabar disso, mas “Master of Dragon Breeding” foi uma lufada de ar fresco quando os jogos para celular estavam apenas começando. Não tem a sensação impetuosa de “pegar um dragão no primeiro ataque”, mas realmente permite aos jogadores coletar e cultivar dragões com oito atributos. Com joias, equipamentos e batalhas terrestres e aéreas 6v6, a jogabilidade é bastante sólida. Olhando para trás agora, seu modelo de carregamento é 0? Minha impressão parece ser a compra de adereços no aplicativo? Mas realmente não existe aquela sensação de opressão que acompanha o dinheiro forte de criptônio. 🐉
Uma característica dos primeiros jogos para celular pode ser vista em trabalhos como "Master of Dragon Breeding": os fabricantes estão mais dispostos a trabalhar na jogabilidade central, em vez de depender de atividades, tempo limitado e classificações para estimular os jogadores. Por exemplo, seu Dragon Realm e Boss Challenge exigem que os jogadores realmente usem seus cérebros para formular formações, em vez de acumular valores descuidadamente. Este tipo de pensamento “orientado para o conteúdo” tornou-se cada vez mais raro no atual ambiente de busca de MAU e ARPU.
Nos últimos anos, a tendência dos jogos para celular tem obviamente caminhado para dois extremos: de um lado estão super-obras-primas, como “Infinite Warmth” de Folding Paper e “Zero” de MiHoYo, a qualidade da imagem é próxima da dos consoles, mas o custo de desenvolvimento pode facilmente chegar a centenas de milhões; do outro lado, há um grande número de jogos IP mobile com nova skin, que serão colocados na prateleira após a troca de modelo, e o serviço será interrompido por três dias. Produtos como "The Master of Raising Dragons", que são "de tamanho médio, criativos e jogáveis", tornaram-se mercadorias raras.
Talvez à medida que envelheço, às vezes sinto falta da época em que até o WiFi era instável e eu tinha que esperar meia hora para baixar um jogo. Naquela época, não havia estigmas, nem SSR, nem 128 passes. Todo mundo gostava de chocar dragões de ovos, criá-los lentamente e depois estudar como conter os oponentes. Para ser honesto, esse tipo de felicidade pura é difícil de encontrar no ambiente atual de jogos para dispositivos móveis.
Claro, não sou a favor do passado em detrimento do presente. Ainda existem muitos jogos bons, mas sempre há um lugar para “Master of Dragon Breeding” na minha lista de jogos. Representa um ano em que os jogos para celular ainda buscavam seriamente a "jogabilidade". Também me dá vontade de mencionar isso toda vez que falo sobre a história do desenvolvimento de jogos para celular: existem alguns bons gameplays que realmente não devem ser esquecidos. 😌