Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, escondi secretamente o GBA embaixo do meu livro e passei a tarde inteira competindo por favores e promoção no “Simulado Harém”. Naquela época, a tela era pequena e embaçada, e as figuras pixelizadas eram todas compostas pelo cérebro. Mas toda vez que o som “O Imperador chegou” soava, meu batimento cardíaco saltava meio batimento. Agora, quando abri o "Palace Strategy Mobile Game" pela primeira vez, fiquei surpreso - isso não é uma réplica, é o vago mundo antigo em minha memória pintado com aquarela de alta definição.
No passado, em dispositivos portáteis, trocar de roupa era apenas uma questão de juntar alguns blocos de cores. Se fosse um pouco mais lindo, era preciso olhar para a tela e imaginar como ela flutuaria. Quanto às centenas de conjuntos de damascos em “Estratégia do Palácio”, você pode ver claramente a textura desde o padrão do bordado até a qualidade do fio, até mesmo as pétalas nos punhos. Criei um personagem para mim, desenhando as sobrancelhas, pontilhando os lábios e penteando o cabelo em um coque. Cada passo que dei foi como adicionar pessoalmente as camadas de detalhes que faltavam na minha juventude. Para ser honesto, vendo meus dedos deslizarem levemente pela tela, todos os sonhos que tive enquanto estava deitado na mesa naqueles anos pareciam ganhar vida de uma só vez.
Comparado com a obra original, a maior diferença é que “o mundo ficou maior”. Naquela época, o harém do GBA consistia em algumas cenas fixas: o Jardim Real, o Palácio Chuxiu e o Palácio Yangxin. Clicando para frente e para trás, alguns NPCs diriam falas. Agora, o "Plano do Palácio" pode realmente cobrir toda a cidade antiga, desde a longa rua fora da muralha do palácio até o claustro do pátio profundo, cada moldura parece um papel de parede antigo. Fiquei à beira do lago durante dez minutos ontem à noite, apenas para ver as ondas da água esmagarem as luzes ao pôr do sol - este tipo de realidade tangível nunca poderia estar contida em dezasseis pixels naquela altura.
Claro que também há lugares dos quais sinto falta. Naquela época, enquanto esperava pelo enredo da “promoção de concubina” no dispositivo portátil, tive que atualizar repetidamente minha preferência e economizar tempo. Se eu falhasse, teria que começar de novo, mas nunca me cansaria disso. Hoje em dia, os jogos para celular são muito mais livres de problemas, com desenvolvimento com um clique e promoção automática, mas não existe a sensação de ritual de “clicar no botão AB”. Mas, dito isso, agora que posso voltar do trabalho para casa e me jogar no sofá, posso continuar minha antiga vida passando o dedo na tela com uma das mãos. Pode ser considerado um pequeno resgate para adultos.
“Estratégia do Palácio” não é uma simples reprodução, mas mais parecida com as sementes plantadas no mundo portátil daquela época, que floresceram em flores reais na tela do celular. Ele mantém o esqueleto de cultivo, promoção e competição, mas preenche os figurinos, a maquiagem e as cenas reais nas quais eu só podia confiar na imaginação naquela época. Se você já teve um sonho antigo com um dispositivo portátil escondido embaixo de sua mesa, é melhor clicar nele para ver se sua juventude realmente pode voltar. Enfim, acho que seria legal voltar a ser protagonista, mesmo que seja apenas virtual para ser o melhor do mundo.