Lembro-me que naquela época, quando ainda usava o controlador na Famicom, uma cassete custava apenas dezenas de dólares e os jogos custavam dezenas a centenas de KB. Naquela época, um jogo de 512K era considerado uma obra-prima! Super Mario, Contra e Red Fortress, qual não é um lugar onde você esquece de comer e dormir? Está melhor agora. O desempenho dos telefones celulares é melhor do que o dos computadores daquela época. Os jogos só podem ocupar alguns gigabytes por vez. Ao abri-lo, a imagem é deslumbrante, mas e a jogabilidade? Mudança de pele, ganho de ouro, localização automática de caminhos... a diversão não é tão boa quanto costumava ser.
No entanto, como jogador experiente, ainda tenho que ser honesto. Recentemente experimentei "Honkai Impact Westward Journey" e foi bastante interessante. O tamanho deste jogo ainda não é pequeno. Afinal, é muito constrangedor chamá-lo de jogo mobile agora que não tem alguns gigabytes, mas a desenvolvedora pelo menos focou no conteúdo. Renova todos os personagens antigos de Journey to the West, com Red Boy como protagonista e lutando em três mundos diferentes. Essa ideia é ótima! Pense nisso, quando jogamos “Journey to the West” no fliperama, tínhamos apenas aqueles poucos personagens repetidas vezes. Agora o menino vermelho pode ser o salvador. Ele tem uma aparência muito bonita, estilo de pintura bidimensional japonês e o modelo do personagem 3D é de sangue quente. Combinação estratégica, desenvolvimento e gerenciamento podem parecer rotinas antigas, mas reunir monstros, monstros e deuses para formar uma equipe pode trazer algo novo ao jogo.
Para mim, este jogo é como “Swallowing Heaven and Earth” que de repente adicionou vários elementos ocultos, e também é como o sabor de desenvolvimento de “Fire Emblem”. Embora você ainda precise de fígado e criptônio, pelo menos você não ficará atordoado apenas assistindo à batalha automática. Naquela época não existiam smartphones e podíamos passar um dia inteiro pesquisando para passar de nível. Agora, a única coisa que me faz querer operar manualmente é a minha consciência. Se você acha que os jogos de hoje são muito grandes e cansativos e quer encontrar um pouco da sensação do passado, você pode tentar isso. Pelo menos a energia dos dois tiros quando o menino vermelho luta irá lembrá-lo dos dias em que você era jovem e ria enquanto segurava a máquina vermelha e branca. 😎