Para ser sincero, vi recentemente alguém discutindo esse jogo no fórum e a princípio rejeitei. Afinal, os velhos que jogaram na era Symbian há muito estão insensíveis aos atuais jogos para celular reformulados. Mas ontem à noite joguei "Euro Truck Simulator 3" com a intenção de experimentar. Como resultado, dirigi por três horas seguidas e realmente recuperei a sensação de me esconder na cama e jogar corridas da Gameloft.
Não é para me gabar, mas o que mais me impressiona neste jogo é o seu motor de física. Muitos jogos de simulação de direção são muito flutuantes ou muito rígidos, mas a suspensão do caminhão neste jogo está bem ajustada. Você pode sentir claramente a mudança de peso da caixa de carga nas curvas, a frente do carro pressiona levemente para baixo durante a frenagem e até mesmo o feedback de vibração dos solavancos da estrada é muito delicado. Para ser honesto, esse tipo de detalhe seria impensável nas máquinas Symbian que tinham baterias substituíveis há mais de uma década.
A lógica de funcionamento do jogo também é bem old-school, sem tantos auxiliares sofisticados. A transmissão manual, a embreagem e até a necessidade de prestar atenção à rotação do motor para mudar de marcha podem ser um pouco desanimadoras para os novatos, mas para idosos como nós, é esse tipo de núcleo duro que dá gosto. Tentei desligar todos os prompts e corri uma longa distância. A sensação envolvente de focar completamente no volante e nas condições da estrada não foi pior do que muitos simuladores de console atuais que são anunciados como “reais”.
A imagem não é o tipo de estilo de efeitos especiais estúpidos, mas tem um realismo simples. Embora se veja que é feito por uma equipe nacional, a otimização é surpreendentemente boa e minha máquina antiga funciona sem atrasos. Os detalhes do cenário também estão presentes, desde a floresta à beira da rodovia alemã até a pequena igreja no interior da França, e até a iluminação bruxuleante do túnel foi restaurada.
O que mais me surpreendeu foi que era totalmente gratuito, sem compras no aplicativo e sem pop-ups de publicidade irritantes. Nunca ouvi falar do desenvolvedor Hainan Star Jump antes, mas essa sinceridade é realmente digna de elogios. Comparado com alguns grandes fabricantes que agora oferecem 648 pacotes de presentes a cada passo, esse tipo de atitude puramente para fazer bons jogos é tão raro.
Claro, também há arrependimentos. Por exemplo, o mapa está atualmente aberto apenas para a região da Europa Central e o sistema de missão é um pouco único. No entanto, considerando que só foi lançado há pouco tempo e que a equipa de desenvolvimento é muito ativa na comunidade e responde frequentemente às sugestões dos jogadores, sinto que há esperança para atualizações subsequentes.
Depois de jogar por tantos anos, já passei da idade de buscar emoção. Agora sinto que poder dirigir uma longa distância tranquilamente no jogo, ouvindo o som do motor e olhando a paisagem ao longo do caminho, é a melhor forma de relaxar. Não quero me gabar, este jogo reacendeu minha esperança nos jogos domésticos para celular.