Deixe-me amaldiçoar primeiro: quando você abre a app store agora, nove em cada dez jogos oferecem ouro de criptônio e cartas de compra, e o restante força você a ingressar em uma guilda, adicionar amigos e fazer login online todos os dias para fazer sua rotina diária. Eu jogo para relaxar, não para vir trabalhar! 😤
Voltando ao assunto, joguei o jogo “Royal Adventures” por dois dias e foi surpreendentemente limpo. Compra zero yuan, zero compra no aplicativo, basta entrar e criar o dragão, devorá-lo e tomar o território. Nenhum pacote de presentes de primeiro depósito, passes mensais ou ordens de batalha apareceu durante todo o processo. Os desenvolvedores realmente não pretendem ganhar dinheiro confiando nas rotinas dos jogos mobile. Vamos respeitar isso primeiro.
A jogabilidade consiste em controlar um pequeno dragão voador para voar ao redor do castelo, comer monstros para crescer, atacar outras equipes de dragões e fortalecer sua própria equipe. A operação é muito simples, mas a estratégia não é baixa - quando encolher e desenvolver, e quando tomar a iniciativa, tudo depende de você. Se você morrer, terá que recomeçar. Não há moedas de ressurreição ou equipamentos de ouro criptônio. Depende puramente de habilidade e sorte.
Isso me lembra a diferença essencial entre jogos independentes e jogos online. Em um jogo independente, cada desafio que você encontra é para te deixar feliz, não para esgotar sua carteira. Se você morrer uma vez em um jogo online, “Recharge to Resurrection” aparecerá. Se você morrer uma vez, “Buy Shield” aparecerá. Você está jogando ou sendo jogado pelo jogo? 😅
E a maior vantagem de uma máquina autônoma é que ela pode ser parada sempre que você quiser. No meio do jogo, quero ir comer, é só apertar o pause, voltar e continuar jogando. Não há necessidade de desligar e esperar a recuperação física, não há necessidade de se preocupar em perder atividades por tempo limitado, tudo no seu ritmo. Essa sensação de liberdade é a experiência que os jogos deveriam ter.
Claro, este jogo também tem deficiências. Os gráficos são relativamente simples e os efeitos sonoros são medianos. Tem a qualidade de um jogo independente feito por uma equipe pequena. Mas é grátis e não tem anúncios, então por que você precisa de uma bicicleta? Se você está farto daquelas "obras-primas" que o sequestram com um sistema de criptônio forçado, experimente isso e recupere a pura alegria de jogar quando você era criança.
De qualquer forma, recomendo, goste você de jogar ou não. 😎