Para ser sincero, encontrei recentemente um jogo antigo no fórum chamado "Fishing Master". Foi feito pela Shenyang Zongyi Technology e é gratuito, sem compras no aplicativo. Joguei alguns jogos, não porque a pesca em si seja tão atraente, mas porque me lembrou das mudanças nos jogos para celular nos últimos dez anos. 🎣
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Os gráficos eram considerados primorosos na época, com cenas 3D de lagos e montanhas, e abundantes espécies de peixes. Da carpa cruciana comum às espécies de peixes lendárias e misteriosas, você pode desbloqueá-las passo a passo, o que é realmente divertido de explorar. A operação é muito simples. Jogue a vara, espere o peixe morder a isca e enrole a linha com um movimento do pulso. Os efeitos sonoros também são bastante realistas. O som de respingos de água e o som de uma linha de pesca apertada podem ser simulados usando fones de ouvido. O mais importante é que ele é gratuito e não há pop-ups bagunçados em shoppings – o que é como um animal raro nos jogos para celular de hoje. 🦄
Mas o que eu quero falar é: por que um jogo de pesca tão “antigo” ainda pode fazer as pessoas se acalmarem e jogarem hoje? Por trás disso, na verdade, refletem duas tendências no desenvolvimento de jogos para celular.
Por um lado, a experiência de jogo está a tornar-se cada vez mais “pesada”. O desempenho dos telefones celulares de hoje é comparável ao dos PCs de médio porte de alguns anos atrás, e a qualidade da imagem, os efeitos sonoros e o feedback operacional são infinitamente próximos aos dos jogos de console. Efeitos 3D como "Fishing Master", que suportam alta definição em tela grande, eram considerados benchmarks naquela época, mas hoje são apenas básicos. Mas o problema é que muitos fabricantes usam esse tipo de empilhamento de desempenho no "sistema criptônio ouro", sacando cartões, passes e atividades por tempo limitado, na esperança de transformar cada operação em um ponto de pagamento. A filosofia de design deste jogo é muito simples: se você pagar pelo seu tempo, poderá desbloquear novos mapas e espécies de peixes, sem forçá-lo a recarregar nenhum dinheiro. ⚖️
Por outro lado, a natureza “leve” dos jogos para celular também está voltando. Nos últimos anos, jogos ultra-casuais como "Melancia Sintética" e "Ovelha" tornaram-se populares, o que mostra que os jogadores ainda precisam do tipo de experiência "pegar e jogar, largar e ir embora". "Fishing Master" realmente atende a essa característica - um jogo dura apenas alguns minutos, não há necessidade de se preocupar com tarefas diárias, sem batalhas de guildas e sem arena. Basta olhar para a água, esperar o peixe morder e aproveitar aquela atração momentânea. Esse tipo de pura diversão se tornou uma raridade no mercado atual de jogos para celular, cheio de pressão numérica. 🕰️
Não estou me gabando, jogo desde a era Symbian e já vi muitos sucessos de curta duração, e também testemunhei “Snake” na Nokia se tornar o monstro dos jogos para celular que é hoje. Mas algumas coisas não mudaram: o cerne de um bom jogo é sempre fazer com que os jogadores sintam que “vale a pena”. Ou o valor emocional ou a recompensa de tempo. "Fishing Master" alcançou o último. Embora sua tecnologia seja antiga e seus gráficos não sejam tão bons quanto os das obras-primas 3A de hoje, a calma de “acalme-se e pegue um peixe” não pode ser aprendida em muitos jogos novos. 🌊
Finalmente, para ser honesto, estou muito grato a pequenas e antigas empresas como a Shenyang Zongyi por produzirem uma série de jogos limpos e jogáveis numa época em que os jogos para dispositivos móveis não eram completamente dominados pelo capital. A tendência atual é que os jogos em grande escala se tornem cada vez mais parecidos com filmes, e os jogos em pequena escala se tornem cada vez mais como ferramentas. O “estado intermediário” do “Mestre da Pesca” pode diminuir cada vez mais. Mas cada vez que visito o fórum e vejo alguém recomendando, sei que sempre tem um grupo de jogadores antigos zelando por essa pureza. 💪
Ok, vou pescar um pouco. Se um dia você ficar sem jogos, é melhor voltar e tentar - a alegria de pegar um peixe grande com um movimento do pulso nunca sairá de moda. 🎯