Acabei de terminar um jogo de Glória da República e as palavras “Sim, comandante” em meus fones de ouvido de repente me trouxeram de volta há vinte anos. Eu ainda estava no ensino médio naquela época, e meu irmão e eu fomos escondidos ao cibercafé e ficamos acordados a noite toda jogando. Ele construiu um tanque prismático e eu construí uma aeronave Kirov. Nós dois estávamos amontoados em frente a um monitor CRT de quinze polegadas e nossos olhos estavam quase grudados na tela. Pensando nisso agora, naquela hora eu pude ouvir "A caminho!"
Todos ficariam tão entusiasmados que aplaudiram baixinho, como se tivessem recebido sangue.
Agora estou deitado sozinho na cama, a tela do meu celular está ligeiramente iluminada e as pontas dos dedos tocam na tela sensível ao toque para construir armas. Quartel, minas, radares... os mesmos nomes ainda são familiares, mas não existe mais a pessoa ao meu lado que quer competir comigo pelo mouse. Na verdade, é bastante confortável jogar esse tipo de RTS lento tarde da noite. Não é tão barulhento como durante o dia. Cada vez que você constrói uma unidade, é como preencher um canto do seu coração. Fiquei um pouco sonolento no meio do jogo, mas simplesmente não queria salvar e sair. Parecia que assim que saí, minha juventude foi completamente arquivada. Ha, fiquei acordado a noite toda de novo. Com certeza vou dormir durante minha aula matinal de amanhã... Não importa o que aconteça, recomendo a todos os antigos fãs militares que ficam acordados até tarde da noite como eu. 🚁