Gente, sou eu de novo quem está nostálgico. Ainda me lembro dos tempos em que era estudante, escondido na cama e jogando “Mario Billiards” no GBA. Os gráficos simples de pixels e o mecanismo de física de baixa qualidade me fizeram companhia por inúmeras noites. Mais tarde, quando fui para a faculdade, “Bilhar para Todos” no PSP tornou-se um item obrigatório no dormitório. Vários colegas de quarto se revezaram jogando sinuca, e o perdedor foi presenteado com um lanche noturno, o que deixou todos entusiasmados.
Hoje em dia existem vários emuladores instalados em celulares, como My Boy!, PPSSPP, DraStic... De vez em quando eu procuro as ROMs daquela época para relembrar. Mas recentemente descobri uma surpresa - este jogo nativo para Android chamado "Real 3D Billiards Star Road" realmente me permitiu recuperar a pura diversão do bilhar naquela época! Embora não seja um emulador, quando jogado no celular a sensação não é inferior aos clássicos do PSP.
O motor de física deste jogo é realmente incrível. A colisão, rotação e movimento da bola são muito realistas. Experimentei alguns jogos de sinuca e a sensação da bola era comparável à do bilhar de fliperama que tenho na memória. A imagem também chama a atenção, a modelagem 3D é muito delicada, os reflexos na mesa, as sombras dos clubes e até do auditório são interativos, dando uma sensação total de imersão. E não só possui mesas de bilhar padrão, mas também adiciona diversas mesas fora do padrão, como mesas inclinadas e mesas com obstáculos, que são muito mais interessantes de jogar do que o bilhar tradicional. Pensando no "Billiards Kid" que joguei no GBA naquela época, a mesa tinha apenas o tamanho de uma tela, então não havia truques.
Falando em modelos pagos, este jogo é realmente gratuito! O desenvolvedor Shenzhen Yunbu Interactive Entertainment tornou o modo single-player muito cuidadoso. Bola 8 e sinuca são capítulos independentes. Existem também dezenas de jogadores de IA esperando por você para desafiar, cada um com um estilo diferente. Quando cheguei ao quinto oponente, já estava um pouco preso, mas a sensação de realização que sentia a cada passo do caminho era igual à vez em que carreguei repetidamente arquivos em um console portátil.
Claro, se você gosta de simuladores como eu, também pode usar o PPSSPP para experimentar a versão PSP de "Real Billiards 3D" (embora os nomes sejam semelhantes, são dois jogos). Mas, para ser honesto, esta versão nativa do Android é melhor otimizada, tem fluência perfeita e evita o trabalho de mexer na configuração do emulador. Resumindo, seja você nostálgico ou procurando um bom jogo de bilhar, recomendo experimentar, minha juventude está de volta! 😭🔥