Para ser honesto, como um cara velho como eu, que joga jogos para celular desde a era Saipan, na verdade tenho algumas opiniões sobre jogos de pesca. A simples “Pesca em alto mar” do Nokia N95 da época tinha uma imagem pixelizada e apenas alguns tipos de peixes, mas esse tipo de pura alegria não pode mais ser encontrado. Mais tarde, vários jogos de pesca de fantasmas e monstros surgiram um após o outro, com coisas como dobrar a taxa de explosão, distribuir o V12 e preencher a tela com efeitos especiais dourados. Para ser franco, foi apenas uma loteria de mudança de pele. Então, quando vi pela primeira vez o cenário “Journey to the West + Fishing” de “Fishing Showdown”, fiquei bastante resistente no início. Achei que era mais um caso de uso de um IP clássico para enganar dinheiro.
Mas depois de jogar por três dias, tenho que mudar minha atitude - não quero me gabar disso, este jogo tem algo do mesmo gênero. Em primeiro lugar, a imagem é muito boa e os efeitos especiais 3D não são confusos. A luz refletida das escamas dos peixes, as ondulações das balas de canhão entrando na água e a luz do Buda quando o Monge Tang lança o feitiço realmente dão uma sensação de “nível de filme”. Em comparação com outros jogos móveis de pesca arcade, muitos nem sequer estão dispostos a fazer anti-aliasing. Os peixes nadam com pontas e cantos afiados, parecendo pedaços de papel. A este respeito, “Fishing Showdown” pode ser considerado um grande investimento.
Depois, há benefícios. Do que os jogadores veteranos têm mais medo? Tenho medo de só poder me divertir se tiver que gastar dinheiro, mas tenho medo de não conseguir seguir em frente sem os adereços. Os novatos neste jogo receberão um conjunto de equipamentos básicos ao fazer login, login diário, recompensas online e pacotes de presentes para eventos. Na verdade, é mais cuidadoso do que aqueles que “recarregam 6 yuans pela primeira vez para conseguir um canhão de peixe dourado”. Mas tenho que dizer a verdade. Se você quiser habilidades avançadas ou a trajetória especial do Chifre de Ouro e do Chifre de Prata no estágio posterior, ainda terá problemas se não tiver o ponto de criptônio. Mas, felizmente, os recursos fornecidos na fase inicial são suficientes para você experimentar a jogabilidade principal.
Falando em inovação de jogabilidade, a adição de personagens de Journey to the West é realmente interessante. No passado, pescar significava pescar, derrotar chefes e aumentar pontos. Agora Sun Wukong pode limpar a tela com uma cambalhota, o ancinho de Zhu Bajie pode puxar peixes grandes e a luz do Buda de Tang Monk pode imobilizar peixes. Esse tipo de colisão interdimensional de imaginação me lembra a sensação de jogar a versão conjunta de “Fishing Master” naquela época, mas desta vez é mais sistemático. No entanto, também existem desvantagens. A animação das habilidades do personagem é um pouco longa, principalmente quando há muita gente no pesqueiro, o que vai interromper o ritmo. Gostaria que uma opção de pular pudesse ser adicionada.
Comparado com trabalhos semelhantes, "Fishing Showdown" é mais como uma "versão atualizada" do que uma "versão subversiva". Não é se gabar, não foge da estrutura tradicional de pesca e natação - o núcleo ainda está pescando para ganhar pontos, trocar recompensas e derrotar chefes. Mas a vitória está nos detalhes que são bem polidos: a curva da taxa de explosão é razoável (não vai deixar você esvaziar a arma o tempo todo e não vai matar a tela inteira instantaneamente), o mecanismo de batalha contra chefes é rico (por exemplo, o Rei do Chifre de Ouro convocará lacaios, o que requer resposta estratégica), e não há sensação barata como os desenfreados "anúncios pop-up".
Se você é um antigo jogador de pesca e está cansado daquelas armadilhas de ouro de criptônio que preenchem a tela com “descontos de recarga” e “mira automática”, você pode tentar isso. Se você espera um tipo de jogo completamente diferente, pode ficar desapontado. Mas como um produto de alta qualidade em uma categoria de nicho, acho que merece uma boa avaliação. 😎
(A propósito, deixe-me mencionar o desenvolvedor: Jilin Province Zhongshun Network Technology. Parece que já fez vários jogos casuais antes. Desta vez pode fazer a diferença na pesca do Mar Vermelho, que é considerada intencional. Espero que as atividades de acompanhamento não sejam muito agressivas e mantenham o equilíbrio atual.)