Ainda me lembro de me esconder debaixo das cobertas no ensino médio, segurando um GBA SP, e a luz fraca da tela refletia o rosto sério do jovem. Naquela época, meus jogos favoritos eram “Bejeweled” e “Animal Keeper”. Organizar os quadrados coloridos bagunçados me deu uma sensação de satisfação que foi mais satisfatória do que ficar em primeiro lugar na classe.
Eu acidentalmente vi este "Play Ball Together" na app store hoje. Quando cliquei nele, fiquei surpreso – não era assim que era naquela época? Juntar bolas de várias cores e colocar o caos de volta em ordem é simplesmente a maior alegria do transtorno obsessivo-compulsivo. Originalmente, pensei que era apenas um jogo para celular de baixa qualidade baseado em sentimentos, mas quando comecei a jogá-lo, descobri que a equipe de desenvolvimento realmente colocou seu coração nisso.
Os gráficos são simples e limpos, sem efeitos especiais sofisticados ou pop-ups forçados de dinheiro, apenas pura organização. E na verdade suporta operação com uma mão! Tentei passar o polegar no metrô. O irmão mais velho ao meu lado se aproximou e perguntou que tipo de jogo era. Eu disse que era sobre separar bolas. Ele parecia chocado: “Como você pode ficar tão chapado em separar bolas?”
O que mais me emociona é que este jogo pode ser jogado offline. Quando não havia internet, eu fazia fila no carro, pegava meu celular e clicava duas vezes, e as bolinhas rolavam para dentro da garrafa, o que me enchia de uma sensação de alívio. Ao contrário de muitos jogos para celular hoje em dia, onde você precisa vincular contas, assistir a anúncios e compartilhar com amigos a cada passo, este jogo é um puro retorno à alegria original de jogar.
É claro que, em comparação com os clássicos do GBA da época, a operação do Qiuqiu é mais suave e o feedback da tela sensível ao toque é mais direto do que os botões. Lembro que quando joguei Bejeweled, tive que pressionar as setas do teclado com força e, se a velocidade da minha mão fosse mais lenta, seria tarde demais. Hoje em dia, a classificação pode ser feita com apenas um toque do dedo. A tecnologia realmente avançou.
A juventude escapuliu silenciosamente nesta felicidade fragmentada. Mas, felizmente, ainda temos jogos como este que podem me ajudar a encontrar um pouco de puro relaxamento e concentração em minha vida agitada. Se você já jogou um jogo de organização semelhante em um console portátil, experimente “Play Ball Together”. Talvez sua juventude esteja de volta? 😌