Naquela época, eu ainda era um menino. Eu estava jogando "Harvest Story" no meu computador vermelho e branco, debaixo das cobertas. Tive que esperar três dias para colher um rabanete e tive que regá-lo e fertilizá-lo manualmente. Eu estava tão cansado quanto um verdadeiro fazendeiro. Mais tarde, os computadores tornaram-se disponíveis e a Fazenda QQ tornou-se tão popular no roubo de vegetais que me levantei às três da manhã para colher as berinjelas na casa vizinha de Lao Wang e fui mordido por um cachorro. Pensando nisso agora, a felicidade daquela época era tão simples e violenta.
Para ir direto ao ponto, um amigo comprou recentemente um jogo para celular chamado “Fazenda Próspera”. No começo eu ri: Jogo de fazenda? Não é apenas uma pilha de edifícios e pontos? Ficou realmente delicioso quando comecei a usá-lo. Bom rapaz, são mais de 1.000 terrenos e mais de 30 tipos de culturas, do milho ao cacau, e até frutas tropicais como a manga estão preparadas para você. Também pode construir mais de 400 oficinas diferentes para fazer pães, perfumes, bolos e até comércio marítimo. Isto não é agricultura, isto é gerir uma empresa multinacional!
O que mais me impressiona são as mudanças na indústria de jogos ao longo dos anos. Quando tocamos “Harvest Moon”, ficamos muito entusiasmados por poder criar galinhas e vacas. Agora esse jogo pode até fazer perfume de pêssego. No passado, os cartuchos dos consoles de jogos eram tão caros que você poderia jogar um jogo por um ano; agora você pode baixá-lo com apenas uma pesquisa no seu celular, é gratuito e não ocupa espaço. Mas o segredo é que a quantidade de conteúdo é ridícula demais - 500 edifícios podem ser coletados, e eu, um jogador experiente, levei três dias para chegar à ponta do iceberg.
Você disse que este jogo tem um modelo de carregamento de 0? Como eu poderia ousar pensar nisso naquele momento? A fita do Famicom custa 120 yuans, o que é suficiente para eu comer macarrão crocante por um mês. É uma coisa boa agora. Existem compras de cartas, resistência e compras no aplicativo escondidas em jogos grátis, mas “Prosperous Farm” pelo menos começa generosamente e não força você a gastar dinheiro. Talvez o desenvolvedor Nanjing Paspina também entenda: Nossa geração brinca com sentimentos, não com rotinas.
Resumindo, este jogo me lembra a maneira boba que eu costumava me agachar nas colinas do campo quando era criança, esperando a escuridão para fazer a colheita, mas desta vez não preciso acertar o despertador, posso apenas pegar meu telefone e ajustá-lo. Antigos jogadores, não se esqueçam que jogamos desde a Famicom até agora. Esta “Fazenda Próspera” deve ser encarada como uma carta de amor para nós.