图片
Todo mundo já viu o mercado atual de jogos para celular. É tirar cartas ou ganhar dinheiro. Várias redes sociais, classificações e atividades por tempo limitado são bombardeadas, deixando todos exaustos física e mentalmente. Para ser honesto, esse tipo de jogo de quebra-cabeça para um jogador, puro e de compra, tornou-se uma mercadoria escassa. Não estou me gabando, mas jogos como “Escape Room 18” não têm requisitos de rede, limitações físicas e não há necessidade de se preocupar com a contagem regressiva. Você pode simplesmente seguir o enredo com calma e resolver os quebra-cabeças passo a passo. Este é simplesmente o respeito original pela palavra “jogo para celular”.
A julgar pelo cenário de “Mobile Lost City”, o desenvolvedor Martian Interactive Entertainment obviamente deseja incorporar mais elementos narrativos baseados na clássica série de salas de fuga. Navio fantasma, maldição da bruxa, caça ao tesouro com bússola... Esses temas clássicos de aventura, combinados com gráficos e efeitos sonoros, podem facilmente lembrar as pessoas da época em que costumavam jogar "Ilha Misteriosa" com um teclado em uma máquina Symbian. Naquela época, os jogos para celular não tinham tantos recursos como agora. Contar boas histórias e desenhar bons puzzles foi a última palavra. 😅
Falando em tendências da indústria, na verdade sinto falta do período dourado dos jogos para celular por volta de 2010. Naquela época, "Angry Birds", "Fruit Ninja" e "Cut the Rope" eram todos jogos puramente adquiridos, com jogabilidade pura e naturalmente boa reputação. E agora? As compras gratuitas e no aplicativo tornaram-se populares, e até mesmo muitos jogos independentes oferecem uma rotina de “teste gratuito + desbloqueio pago da versão completa”. Downloads diretos como "Escape Room 18" por 0 yuan (deveriam ser capítulos gratuitos ou totalmente gratuitos? A introdução dizia que o modelo de cobrança é 0, talvez seja totalmente gratuito?), o que é realmente raro no ambiente atual.
Mas, para ser honesto, o público desse tipo de jogo de quebra-cabeça puro é relativamente fixo e é improvável que se torne um produto fenomenal como “Genshin Impact”. Mas, como jogador antigo, sinto que esse tipo de existência “pequena, mas bonita” é uma manifestação da saúde ecológica dos jogos para celular. Pense nisso, se todos os jogos fossem focados na competição social e no sorteio de cartas para ganhar dinheiro, jogadores como nós, que gostamos de sentar e queimar nossos cérebros, não seriam completamente marginalizados? 🤔
Do ponto de vista da continuidade do IP, o fato de a série “Escape Room” poder atingir 18 gerações mostra que sua jogabilidade central pode realmente resistir ao teste. Além disso, desta vez a protagonista é posicionada como “Female Brave Susan”, e elementos de piratas e navios fantasmas também são adicionados. Obviamente pretende-se alargar a profundidade da narrativa, para que resolver puzzles não se trate apenas de encontrar pistas e desbloquear fechaduras, mas de realmente avançar na trama durante a aventura. Acho que essa direção é melhor do que simplesmente empilhar o número de quebra-cabeças.
A última coisa que quero dizer é que, para os novos jogadores atuais, se você está cansado de ficar online todos os dias para realizar tarefas diárias, jogar classificações e olhar para a barra de resistência, é melhor experimentar este jogo de quebra-cabeça da velha escola. Sem pressão, apenas pura alegria de explorar. Assim como no celular Symbian de antigamente, embora a tela fosse pequena, um quebra-cabeça poderia mantê-lo preso por uma tarde inteira. No momento em que você resolveu o problema, foi realmente mais divertido do que jogar dez partidas seguidas. 😊
Eu me pergunto quantos amigos neste fórum ainda se lembram daqueles jogos clássicos de quebra-cabeça da era Saipan? Você acha que ainda existe um mercado para esse tipo de jogo de quebra-cabeça independente para celular agora? Bem-vindo para conversar juntos.