图片
Ainda me lembro daqueles anos escondido na cama e jogando GBA com a luz fraca da tela. Naquela época, não havia WiFi, nem armazenamento em nuvem, e uma fita cassete representava o mundo inteiro. Pokémon, Zelda, Fire Emblem – cada pixel fica gravado na memória. Mais tarde, comprei o PSP e fiquei viciado em Monster Hunter e Grand Theft Auto. Essa sensação de exploração livre realmente desapareceu para sempre.
Há algum tempo, acidentalmente encontrei um jogo para celular chamado "Isekai OL" em uma loja de emuladores. Fiquei impressionado com isso à primeira vista quando vi as imagens. Este estilo de pintura e essa sensação de pixel granulado são claramente o sabor da era de ouro do GBA! Baixei rapidamente e descobri que estava fora de controle e que minha juventude estava de volta.
Para ser sincero, fiquei um pouco confuso quando entrei no jogo pela primeira vez. Visão panorâmica familiar, movimento livre e aventuras escondidas em todos os cantos do mapa. Este não é um daqueles jogos de fast-food que encontra caminhos automaticamente e desliga com um clique, mas um mundo sandbox que realmente exige que você explore com suas próprias mãos. Ainda me lembro da primeira vez que saí da vila em estado selvagem, encontrei um jogador hostil e comecei a lutar sem dizer nada. O sistema de combate é em tempo semi-real, e o posicionamento e a conexão de habilidades dependem da velocidade da mão. Naquele momento, me lembrou da correria de jogar “Monster Hunter” com os amigos no PSP.
O que mais me surpreendeu foi a arena e o sistema de saque. Não é o tipo de esmagamento que pode ser feito com ouro de 999 criptônios, mas é uma questão de estratégia e trabalho em equipe. Você pode mudar livremente de profissão e trazer mercenários para a batalha. Cada profissão tem suas próprias acrobacias exclusivas. Ao jogar na arena, os companheiros de equipe precisam de cooperação tácita, assim como ao jogar “Final Fantasy Tactics” no NDS, cada passo deve ser calculado. Além disso, em termos de reputação, equipamento e títulos, até mesmo os jogadores comuns podem alcançar os grandes, desde que tenham tempo. Isso me lembra da época em que tocava “Golden Sun” no GBA. Pela sensação de realização conquistada com a força, existem poucos jogos para celular hoje em dia.
O sistema de manufatura também possui milhares de adereços. Você pode coletar materiais para fazer equipamentos, fazer poções e vendê-los por dinheiro. Esse design de “faça tudo sozinho” é simplesmente a alma dos RPGs hardcore da era portátil. Lembro-me de tocar “Our Sun” naquela época e ter que carregar a fita solar. A sensação de construir tudo com as próprias mãos foi encontrada neste jogo.
É claro que, em comparação com o jogo portátil original, a versão móvel tem uma tela maior, e a operação da tela sensível ao toque não é tão boa quanto a dos botões físicos. Então sempre jogo com o emulador e o controle externo, que é exatamente igual a quando joguei PSP no sofá. Infelizmente, a tecnologia está mudando, mas o amor pela exploração livre, pelas estratégias de combate e pela colaboração com parceiros nunca mudou.
Se você também sente falta da era das fitas cassete, é melhor dar uma olhada em "Isekai OL". Os gráficos podem não ser tão requintados quanto as obras-primas 3D de hoje, mas a jogabilidade pura certamente fará você recuperar a juventude. 🎮