Para ser sincero, quando vi o jogo "My Farm" pela primeira vez, fiquei um pouco confuso. Como um velho que joga desde a era Saipan, os jogos de fazenda me acompanharam quase durante toda a minha juventude. A experiência de guardar um pequeno pedaço de terra em um Nokia e acertar o despertador no meio da noite para roubar comida agora é ao mesmo tempo calorosa e ridícula quando penso nisso. Então, quando vi esse produto “altamente gratuito” e “idílico”, baixei-o inconscientemente.
Sem nos gabarmos, vamos primeiro falar sobre suas vantagens. A interface do jogo é realmente limpa, sem pop-ups confusos e lembretes de recarga, o que é tão raro nos jogos gratuitos para celular de hoje. Você pode colocar decorações livremente, planejar o terreno e até mesmo ajustar a disposição das plantações, o que é um pouco como a antiga “Fazenda Feliz”. E não há limite físico, o que é muito amigável para jogadores que gostam de fígado. O BGM também é muito calmante. Ouvir o chilrear dos pássaros e dos insetos pode realmente fazer as pessoas relaxarem um pouco.
Mas se você já jogou “Stardew Valley” ou “Harvest Moon”, pode achar que sua “liberdade” é um pouco superficial. É também como a agricultura, onde as culturas de outras pessoas podem realmente crescer e interagir umas com as outras, com mudanças sazonais e eventos aleatórios; enquanto “My Farm” é mais como um layout em um mapa fixo – as coisas que você planta são apenas texturas, e a rega e a colheita são feitas clicando em botões, sem muito feedback dinâmico. Embora existam muitas decorações, a maioria delas são modelos estáticos e não interagem com os personagens ou cenas.
Em comparação com a série móvel "Farming Simulator" do mesmo tipo, a operação mecânica e o gerenciamento de terras desse jogo são muito difíceis e adequados para jogadores que buscam o realismo; enquanto "My Farm" é mais como uma estação casual, adequada para alguns cliques em horários estranhos ou como um jogo de quebra-cabeça para crianças. A equipe de desenvolvimento pode querer levar o sistema "budista" até o fim, mas acho que pode ir mais fundo no nível "operacional", como adicionar processamento de produtos agrícolas, flutuações nas transações de mercado e até mesmo um sistema onde os vizinhos venham para ajudar. É fácil se cansar de jogar assim por muito tempo.
O modelo de cobrança é de 0 yuans, o que deve ser elogiado. Não há armadilhas de compra no aplicativo nem publicidade forçada. O fabricante parece querer seguir o caminho do boca a boca. Mas as deficiências também são óbvias: atualizações lentas e conjunto limitado de conteúdo. Desbloqueei todas as colheitas em três dias de jogo, e só faltou repetir a colheita e economizar dinheiro para comprar decorações. Para jogadores antigos acostumados ao cultivo de longo prazo, eles podem achar que é um pouco insuficiente.
Finalmente, vamos falar sobre sentimentos. Este jogo me lembra "Pokemon Farm" da era Symbian e a versão Nokia de "Farm". O estilo pixel art da época era simples, mas o design era particularmente requintado - você nunca sabe quais flores seus vizinhos plantarão para você ou se será visitado por "ladrões de vegetais" no meio da noite. O atual "My Farm" tem uma imagem mais requintada, mas o sentimento social de "competir com inteligência e coragem com estranhos" desapareceu. Claro, talvez os jogadores de hoje prefiram farmar silenciosamente e não quererem ser incomodados. As necessidades de cada pessoa são diferentes.
Em geral, se você quer apenas encontrar uma fazendinha limpa, gratuita e barata para passar o seu tempo, você pode tentar "Minha Fazenda". Mas se você procura gerenciamento aprofundado ou interação social, é recomendável jogar “Stardew Valley” ou “Dream Town”. Não é uma ostentação, não é uma obra-prima, mas pelo menos é um trabalho sincero. Espero ver atualizações subsequentes e não deixar que se torne mais um jogo que é “excluído após três dias de download e jogo”. 🌾